Diário de São Paulo
Siga-nos
Filmes

Cenas de sexo e nudez em queda: pesquisa revela mudanças na indústria cinematográfica

Estudo aponta diminuição de quase 40% em conteúdo explícito em filmes ao longo de 20 anos

Cenas de sexo e nudez em queda: pesquisa revela mudanças na indústria cinematográfica - Imagem: Reprodução/Freepik
Cenas de sexo e nudez em queda: pesquisa revela mudanças na indústria cinematográfica - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 04/05/2024, às 10h22


Um estudo recente revelou uma queda significativa na quantidade de cenas de sexo e nudez em filmes. A análise, que abrangeu um período de 20 anos, constatou uma diminuição de quase 40% nesse tipo de conteúdo.

Segundo a Folha de S.Paulo, Stephen Follows, a pedido da revista The Economist, analisou os 250 filmes mais lucrativos nos Estados Unidos desde o início do século. Vale ressaltar também que a pesquisa excluiu cenas de estuproe violência sexual.

Conforme a análise, 20% dos longas de maior retorno em 2000 não continham conteúdo sexual. Atualmente, metade dos filmes blockbuster não incluem cenas de sexo.

O levantamento também examinou outros tópicos delicados para um telespectador mais conservador, como drogas, violência e palavrões. Diferentemente do sexo, esses outros temas não apresentaram diminuição.

Os gêneros que mais registraram redução nas cenas de sexo foram os filmes de ação e os thrillers. Já os filmes românticos, embora tenham apresentado uma pequena redução, foram os que menos se afastaram das cenas de sexo.

Compartilhe  

últimas notícias