Diário de São Paulo
Siga-nos
Clima

Nova onda de calor irá atingir parte do Brasil; saiba quais serão os Estados afetados

As altas temperaturas resultam de uma bolha de calor que vai se instalar no Paraguai e norte da Argentina

Nova onda de calor irá atingir parte do Brasil; saiba quais serão os Estados afetados - Imagem: reprodução Freepik
Nova onda de calor irá atingir parte do Brasil; saiba quais serão os Estados afetados - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 17/03/2024, às 08h53


Uma forte onda de calor está prevista para atingir Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos dias, com temperaturas podendo ultrapassar os 40ºC.

De acordo com nformações do Notícias ao Minuto, a origem desse calor intenso é uma bolha de ar quente que se formará no norte da Argentina e no Paraguai. Mato Grosso do Sul será um dos estados mais afetados, especialmente na região de fronteira com a Bolívia e o Paraguai, além do Pantanal.

A maior parte das cidades do estado poderá registrar máximas de 37ºC. O calor também afetará o sudoeste do Mato Grosso e Goiás. O Sul do Brasil enfrentará fortes efeitos da onda de calor devido à proximidade com a Argentina e o Paraguai.

Em Santa Catarina, o calor persistirá até a próxima semana, com máximas de até 40ºC em cidades próximas à fronteira argentina, no oeste e sul do estado. Haverá um aumento da umidade no fim de semana, resultando em dias abafados e noites quentes, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de ventos fortes e granizo.

No Paraná, também são esperadas chuvas isoladas e intensas no início da próxima semana, especialmente na região de Foz do Iguaçu e oeste do estado, onde os termômetros podem chegar a 40ºC.

No Rio Grande do Sul, as temperaturas serão um pouco mais amenas que nos estados vizinhos, mas ainda assim intensas, com máximas entre 37ºC e 39ºC no oeste, noroeste e nos vales, e entre 33ºC e 34ºC na Serra Gaúcha.

No Sudeste, o interior de São Paulo experimentará um aumento gradual da temperatura, podendo atingir os 40ºC em algumas cidades, com pouca chuva nos próximos dez dias, o que agravará o calor.

Na capital paulista, as temperaturas ultrapassarão os 35ºC, podendo bater recordes para o mês de março. No Rio de Janeiro, tardes com temperaturas superiores a 40ºC são esperadas, enquanto em Minas Gerais, a diminuição da chuva intensificará o calor em muitas regiões do estado.

Compartilhe  

últimas notícias