Diário de São Paulo
Siga-nos

Usuários mais populares do Twitter perdem em média 2% de seguidores após mudança de política

Uma mudança de política do Twitter para aumentar a credibilidade do serviço custou aos 100 usuários mais populares da rede social a perda na quinta-feira (12)

Usuários mais populares do Twitter perdem em média 2% de seguidores após mudança de política
Usuários mais populares do Twitter perdem em média 2% de seguidores após mudança de política

Redação Publicado em 13/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h58


Twitter eliminou contas ‘bloqueadas’ da contagem de seguidores

Uma mudança de política do Twitter para aumentar a credibilidade do serviço custou aos 100 usuários mais populares da rede social a perda na quinta-feira (12) de cerca de 2% de seus seguidores em média, disse a firma de dados de mídia social Keyhole.

O Twitter não está mais contando como seguidores contas que tenham sido bloqueadas por causa de suspeita de fraude, informou o presidente-executivo Jack Dorsey na quinta-feira. As contas bloqueadas já haviam sido mantidas fora dos números de usuários ativos diários e mensais do Twitter.

As contas são bloqueadas se o Twitter detectar comportamentos incomuns, como uma explosão de atividade após meses de inatividade.

A nova política pode ser importante para alguns usuários do Twitter, porque os seguidores totais servem como referência quando celebridades e os chamados influenciadores de mídia social negociam acordos com anunciantes. Para outros usuários, o número de seguidores é uma questão de orgulho.

Com a entrada em vigor da mudança, a conta “@Twitter” do Twitter perdeu 12,4% de seus seguidores em comparação com a quarta-feira, a maior queda entre as 100 maiores contas por seguidores, segundo dados da Keyhole.

O empresário do setor de tecnologia Elon Musk viu o menor declínio, 0,3%, ou cerca de 71 mil seguidores. O declínio médio das top 100 contas foi de cerca de 734 mil seguidores, de acordo com os dados. O Twitter disse que a queda média (por conta) para todo o serviço deve ser de quatro seguidores.

Twitter recusou-se a fornecer dados adicionais. A Keyhole é especializada em capturar dados do Twitter e Instagram e vender relatórios para empresas.

A artista de música pop Katy Perry, cuja conta é a mais seguida, perdeu mais de 2,8 milhões de seguidores na quinta-feira, uma queda de 2,6% em relação ao dia anterior. Outros músicos no top 100, incluindo Pink, Mariah Carey, Britney Spears e Eminem, tiveram quedas de mais de 3%.

Analistas financeiros aplaudiram os esforços do Twitter para melhor limitar o uso indevido, dizendo que isso pode levar a um maior uso da rede social no longo prazo.

Aplicativo do Twitter em um smartphone. (Foto: Thomas White/Reuters)

Aplicativo do Twitter em um smartphone. (Foto: Thomas White/Reuters)

Compartilhe  

últimas notícias