Diário de São Paulo
Siga-nos

Ricardo Sayeg: Cada qual da sua forma, todos estão defendendo o povo.

Espero em Deus que eu esteja certo, pois, nesses dias difíceis, eu me orgulho de ser Brasileiro, Paulista e Paulistano. Ter no governo homens bem

Ricardo Sayeg: Cada qual da sua forma, todos estão defendendo o povo.
Ricardo Sayeg: Cada qual da sua forma, todos estão defendendo o povo.

Redação Publicado em 31/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h08


Cada qual da sua forma, todos estão defendendo o povo.

Espero em Deus que eu esteja certo, pois, nesses dias difíceis, eu me orgulho de ser Brasileiro, Paulista e Paulistano. Ter no governo homens bem intencionados como o Presidente Jair Bolsonaro, o Governador João Doria e o Prefeito Bruno Covas, ombreado pelo Presidente da Câmara Municipal, o Vereador Eduardo Tuma.

O Presidente Bolsonaro, com todo respeito que merece e jamais pretendendo ofender, me lembra, com seu temperamento, um mix do “Serginho Chulapa” com “Tele Santana”.

O Serginho porque, com seu jeito “doidão” que não aceita desaforo e “parte pra cima” de qualquer adversário, inclusive do Covid 19, desqualificando-o como “gripezinha”; quando todo mundo se dá conta, ele já entrou com bola e tudo dentro do gol e a torcida, a favor ou contra, vai à loucura.

Tele Santana porque escalou um “dream team”, de pessoas certas na hora certa, se apoiando em gente do ramo, excelentes Ministros, o Médico Luiz Henrique Mandetta, o Economista Paulo Guedes, a Engenheira Agrônoma Tereza Cristina, o Engenheiro Tarcisio Gomes de Freitas, o Jurista Sérgio Moro e o Médico Veterinário Onix Lorenzoni.

Na saúde, o Ministro Mandetta está dando um show. Extremamente coerente, corajoso, sério e competente. Está superando os problemas, com muito bom senso, resolvendo-os da melhor forma possível e não se omitindo para nenhum deles.

Na economia, o Ministro Paulo Guedes está garantindo que ninguém fique para trás, ou seja, os Brasileiros não vão ser abandonados. Ele comprometeu-se em despejar R$ 750 bilhões de socorro na economia e está muito claro que tem especial preocupação com os mais necessitados, especialmente os vulneráveis. Fiquei confiante ao assisti-lo na reunião virtual promovida pela XP, de que vamos passar por esta e esse maldito vírus não vai nos vencer.

Também estão irretocáveis, no abastecimento a Ministra Tereza Cristina, assim como na logística o Ministro Tarcisio, dos quais menos se houve falar. Justamente, porque estão dando outro show à parte. Nos dias de hoje “no news good news”. Os dois estão segurando as rédeas e estamos razoavelmente no controle do País.

O Brasil no setor real da economia, até agora não está permitindo que se desorganize o sistema financeiro, a produção, a distribuição, o varejo e o consumo.

Assim, é com muito sofrimento e sacrifício que estamos caminhando para a superação; e, neste quadro, quem melhor no país, com condições técnicas e credibilidade, para manter a lei e a ordem do que o Ministro Sérgio Moro.

Finalmente, o Ministro Onix Lorenzoni na pasta da Cidadania é o príncipe da solidariedade que está especialmente zelando pelos necessitados em vulnerabilidade extrema e estendeu o programa do bolsa família para mais um milhão de beneficiários.

Já de outro lado, também estou satisfeito com o Governador João Doria, que está enfrentando, igualmente, com muita coragem, seriedade e foco a pandemia. Ele está fazendo de tudo para atender os Paulistas. Temos que admitir!

Ele é um homem firme, tanto que no calor dos fatos, bateu de frente com o Presidente da República, olho no olho, porque está agindo como acha correto e, diga-se de passagem, tomando medidas concretas de caráter sanitário, hospitalar e orçamentário para proteger o povo.

O Doria também tem um timaço, com o seu Vice Rodrigo Garcia muito presente e atuante e o Secretário da Fazenda e Planejamento Henrique Meirelles, certamente um dos Economistas mais experientes e preparados do país. Porém, vale destacar o Coordenador do Centro de Contingência contra a Doença no Estado de São Paulo, o Médico David Uip, que, enquanto orientou a população a se entrincheirar na quarentena; ele, para ter contraído o vírus é porque foi para o campo de batalha e entregou a própria saúde à causa.

Agora, o mais impressionante de todos é o Prefeito Bruno Covas com a valiosa parceria do Presidente da Câmara dos Vereadores Eduardo Tuma, seu vice de fato e de direito, e do Secretário Municipal de Saúde Edson Aparecido.

No entanto, vou falar primeiro do Tuma porque quero fechar com o Bruno.

O Presidente Tuma, dia e noite, trabalha pelo povo até à exaustão, em intenso combate contra o Covid 19, estando fazendo de tudo que é do seu alcance, especialmente para dar sustentação à infraestrutura médico-hospitalar na Cidade e garantir a manutenção dos empregos.

A propósito, a nossa Câmara dos Vereadores se empenhou para a destinação de mais de R$ 1 bilhão na área de saúde a fim de operacionalizar a reação paulistana contra este inimigo invisível e violento. Cabendo aqui destacar que os Vereadores de São Paulo estão claramente engajados, dando um grande exemplo ao apoiarem tal medida e, assim, socorrerem, e muito, a população, principalmente a mais vulnerável.

Ressaltando que, o Tuma não ficou só nisto, também luta como um leão para manter as Igrejas e os Templos abertos, sem entretanto estimular cultos ou reuniões presenciais, mas para assegurar através da assistência social e religiosa que as igrejas inegavelmente prestam, em nome do socorro espiritual, o acolhimento, individual e sem aglomerações, dos aflitos e dos necessitados.

O Tuma claramente está agindo com toda a sua energia, inteligência e com um esforço enorme em prol do amparo material e espiritual do Paulistano.

Entretanto, fechando com chave de ouro, destaca-se, com sua força e coragem descomunais, o Prefeito Bruno Covas. Ele, para cumprir o seu dever mudou-se para a Prefeitura, de modo que não está abandonando os Paulistanos por um segundo sequer.

O Bruno, ombreado com o Tuma e o Edson Aparecido, na mesma pegada, está lutando como um leão, defendendo e amparando seu povo, com particular atenção à população mais carente.

E, detalhe, o Bruno está no meio de um sempre complicado tratamento de câncer no pâncreas, que é gravíssimo e muito sacrificante.

Enfim, o testemunho do Bruno é emocionante, me enche os olhos de lágrimas, porque este homem público para implementar sua sagrada missão em proteger os Paulistanos, está a oferecer a própria vida posta em verdadeiro risco.

Acho que deve vir de Deus e de seu Avô, pois o Bruno está tomado de uma grande força interior, que lhe faz agir com impressionante iluminação e inigualáveis entusiasmo e determinação.

Salve Bruno! Você encarna a alma da poderosa Cidade de São Paulo, que jamais se renderá.

E assim encerro, dividindo com o leitor meu ponto de vista de que eu creio que, com a graça de Deus, venceremos e sairemos desta, porque temos invulgares homens e mulheres, conhecidos e anônimos, lutando por todos nós, cada qual do seu modo e no âmbito de sua atribuição, nesta guerra contra o Covid 19, com destaque especial ao meu Prefeito Bruno Covas, um grande herói nacional.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias