A massa de ar polar que atingiu o Sul, Sudeste e Centro-Oeste segue derrubando as temperaturas pelo país. Bom Jardim da Serra amanheceu nesta quarta-feira
Redação Publicado em 19/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 16h57
A massa de ar polar que atingiu o Sul, Sudeste e Centro-Oeste segue derrubando as temperaturas pelo país. Bom Jardim da Serra amanheceu nesta quarta-feira (19) com -8,8ºC, segundo dia seguido da temperatura mais baixa de 2017 em Santa Catarina.
Ao menos oito cidades gaúchas registraram temperaturas negativas durante a madrugada. Curitiba e várias cidades paranaenses também começaram o dia abaixo de zero.
No Acre, a cidade de Epitaciolândia registrou 7,6ºC, menor temperatura desde 2009, quando foi instalada a estação meteorológica do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) na região.
Segundo o Inmet, a queda das temperaturas no país segue gradativamente até a noite desta quarta. O fenômeno é causado por um anticiclone, que deve se deslocar para o oceano Atlântico e ir se enfraquecendo no decorrer da semana.
Confira a situação nos estados nesta quarta:
A cidade de Bom Jardim da Serra registrou -8,8ºC. Esta foi a 11ª menor temperatura já vista no estado, conforme levantamento feito pela técnica em meteorologia Bianca Souza, da Central RBS de Meteorologia. Na região da Serra, uma cachoeira chegou a congelar (veja fotos).
Já Florianópolis marcou 2,3ºC nesta quarta, a mais baixa do ano na capital catarinense. “O ar polar segue influenciando tanto nas temperaturas quanto nas condições do tempo. Como ele é frio e seco, além de trazer esse amanhecer com temperaturas extremamento baixas, traz geada generalizada, ou seja, em muitas cidades”, diz Bianca Souza.
Ao menos oito cidades gaúchas registraram temperaturas negativas durante a madrugada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A cidade com a menor temperatura foi Serafina Corrêa, no Norte do estado, onde os termômetros marcavam -4,2°C por volta das 6h.
Vacaria, na Serra gaúcha, também teve temperaturas negativas, com os termômetros marcando -3,9°C. Em Cambará do Sul, a mínima foi de -2,4°C. A massa de ar frio continua a atuar sobre o estado e propicia a formação de geadas. Durante a tarde, o frio não deve ser tão intenso por causa do predomínio do sol.
Cinco voos da companhia aérea Azul atrasaram nesta manhã no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por causa do acúmulo de gelo que teve que ser retirado das asas das aeronaves. A capital gaúcha tem registrado baixas temperaturas desde o começo da semana. A estação meteorológica localizada no aeroporto registrou mínima de 2°C nesta quarta.
Paraná
A temperatura ficou abaixo de zero em Curitiba e em várias cidades do Paraná nesta quarta. Durante a madrugada, os termômetros registraram -1,3ºC na capital paranaense, segundo o Sistema Meteorológico Simepar. A máxima na capital não deve passar dos 12ºC. Na terça, os termômetros marcaram 1ºC em Curitiba.
Há condição de geada para grande parte do estado por causa das temperaturas baixas e da umidade, conforme os meteorologistas. O sol deve aparecer ao longo do dia, mas o ar gelado permanece em todo o estado.
Leia também
Juíza acata parecer do MP e impõe nova derrota a Lucas Sanches
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Queda de helicóptero em MG: Conheça as vítimas da tragédia
Helicóptero dos bombeiros cai e deixa vítimas durante buscas por aeronave desaparecida em MG
Apagão na Grande São Paulo: moradores enfrentam mais de 12 horas sem energia elétrica
Queda de helicóptero em MG: Conheça as vítimas da tragédia
Professor de colégio federal é demitido por assédio sexual contra estudantes
Falece o humorista Ary Toledo, aos 87 anos
Ventania em SP bate recordes desde 1995, afirma a Defesa Civil