Diário de São Paulo
Siga-nos

São Deocleciano é escolhido para receber ‘O Bairro Ideal’ em Rio Preto

“O Bairro Ideal” - projeto idealizado pela TV TEM - vai ouvir os moradores do bairro São Deocleciano, em São José do Rio Preto (SP). O objetivo é fazer uma

São Deocleciano é escolhido para receber ‘O Bairro Ideal’ em Rio Preto
São Deocleciano é escolhido para receber ‘O Bairro Ideal’ em Rio Preto

Redação Publicado em 01/09/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h38


Objetivo é fazer uma “radiografia” dos problemas encontrados no local.

“O Bairro Ideal” – projeto idealizado pela TV TEM – vai ouvir os moradores do bairro São Deocleciano, em São José do Rio Preto (SP). O objetivo é fazer uma “radiografia” dos problemas encontrados no local.

A região que abriga o São Deocleciano fazia parte da antiga Fazenda Felicidade, de propriedade da família de Carlos Roberto de Oliveira. No começo da década, no entanto, o lugar começou a ser habitado. O técnico em demografia e urbanismo da Secretaria Municipal de Planejamento, Secundino Fernandes da Silva Neto, afirma que a área foi adquirida e depois loteada pela Companhia Habitacional de Bauru. O bairro foi batizado como Núcleo Habitacional São Deocleciano.

Depois passou a ser chamado de Conjunto Habitacional São Deocleciano. Hoje é somente São Deocleciano. A implantação ocorreu em três etapas. A primeira foi concluída em 1982 na gestão do prefeito Adail Vetorazzo. A segunda ocorreu em 1993 na administração de Manoel Antunes. Em 1999, o bairro foi concluído no governo de Liberato Caboclo. Fica entre a antiga ‘Chácara do Maquininha’ (hoje Residencial Villa Flora), córrego da Felicidade, São Miguel e áreas urbanas não loteadas.

O São Deocleciano passa por uma profunda e irreversível transformação. O bairro foi criado na década de 80 com moradias populares. Mas agora, mais de 30 anos depois, está cercado por condomínios fechados, o que chamou a atenção de investidores e causa a supervalorização dos imóveis. Assim virou alvo de exponenciais investimentos e referência comercial na zona leste de Rio Preto. A ‘cara’ do São Deocleciano muda a cada semana. O ritmo frenético de mutação começou por volta de 2013.

Compartilhe  

últimas notícias