Diário de São Paulo
Siga-nos

Reintegração de posse de área onde está favela em Rio Preto é suspensa

Estava marcada para esta terça-feira (21) a reintegração de parte de uma área onde está a favela do Brejo Alegre em São José do Rio Preto (SP). A área de

Reintegração de posse de área onde está favela em Rio Preto é suspensa
Reintegração de posse de área onde está favela em Rio Preto é suspensa

Redação Publicado em 21/11/2017, às 00h00 - Atualizado às 16h57


Estava marcada para esta terça-feira (21) a reintegração de parte de uma área onde está a favela do Brejo Alegre em São José do Rio Preto (SP). A área de segurança fica próximo aos trilhos do trem e estava ocupada por barracos. A Justiça determinou que fosse desocupada.

Os oficiais de Justiça e a polícia foram até o local, mas a concessionária da ferrovia não teria cumprido a parte dela na ação e por isso a reintegração foi suspensa. Assim que amanheceu, alguns moradores começaram a retirar tudo o que restava dentro da área que pertence à Rumo, a concessionária que administra a ferrovia.

A reintegração de posse concedida pela Justiça Federal determina que nenhum barraco fique numa faixa de 18 metros do lado direito e 15 metros do lado esquerdo da linha. Esse seria um limite de segurança já que os barracos estavam próximos a linha do trem.

A favela do Brejo Alegre foi erguida bem ao lado da linha férrea. O trem passava rente às construções. Desde o ano passado a concessionária que administra a ferrovia entrou com uma ação para que área fosse liberada. Há cerca de um mês a Justiça atendeu ao pedido e ordenou a retirada dos barracos da área de segurança. Mas o pessoal só mudou os barracos de lugar, afastando mais da linha.

Compartilhe