Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem não estiver em dia com o

Redação Publicado em 18/01/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h09
Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.
No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.
Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.
Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.
A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar.
EBC
Leia também

Em visita à EBC, Fábio Faria destaca investimento em telejornalismo

Honor prepara celular com câmera robótica que segue pessoas e gira quase 360 graus

VIRALIZOU! Vídeo íntimo de pastor fazendo sexo com obreiro cai na rede

Os benefícios de ser solteiro, segundo a ciência

Funcionário é pego em flagrante abusando de paciente em coma

Michelle Bolsonaro aceita pedido de desculpas de Flávio e propõe conversa para selar reconciliação

Polícia prende quarto suspeito de matar empresário sequestrado em Carapicuíba

Corte italiana não identifica perseguição, mas trava extradição de Zambelli por falta de garantias médicas

Flávio Bolsonaro volta a pedir desculpas a Michelle e faz apelo por união da direita

Suspeito morre após tentar roubar motocicleta de PM na Rua Augusta