As mortes em confronto com a polícia bateram recorde histórico do índice no Rio em 2019 , primeiro ano de governo de Wilson Witzel . De acordo com números do

Redação Publicado em 21/01/2020, às 00h00 - Atualizado às 21h45
As mortes em confronto com a polícia bateram recorde histórico do índice no Rio em 2019 , primeiro ano de governo de Wilson Witzel . De acordo com números do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados nesta terça-feira, foram 1.810 casos ao longo do ano passado. É o maior número registrado desde 1998, início da série histórica. A quantidade de mortes em confronto com a polícia vêm em escalada no Rio desde 2017. No ano, foram registrados 1.127 casos no estado. Em 2018, foram 1.534.
A quantidade de mortes provocadas por policiais representou 30,34% dos casos de letalidade violenta (soma de homicídio doloso, morte por intervenção de agente do estado, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte) registrados no estado em 2019. Isso significa que três em cada dez mortes intencionais no estado foram cometidas por policiais.
Apesar dos números ainda elevados, a quantidade de mortes provocadas por policiais vem caindo nos últimos meses. Foram 195 casos em julho, 173 em agosto, 154 em setembro, 144 em outubro, 135 em novembro e 124 em dezembro.
Os homicídios dolosos também caíram no estado. A diminuição foi de 19,3%, de 4950 (2018) para 3995 (2019). Foi a primeira vez, desde 1991, que o número ficou abaixo de 4 mil mortes no ano.
Os roubos também apresentaram queda. O de veículos passou de 52097 (2018) para 39749 (2019), uma redução de 23,7%. O roubos a pedestres reduziu 11,4%. Foram 78.303 registros no ano passado, o menor número desde 2015. Já o roubo em ônibus, que apresentou uma tendência de alta durante o ano passado, terminou 2019 com uma pequena redução, de 1,8%, passando de 15.660 em 2018 para 15.379 em 2019.
iG
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas

Caminhoneiros iniciam paralisação para pressionar Senado por votação da MP do Frete

Virgínia passa mal, faz teste de gravidez e revela resultado

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação