A ativista ambiental Greta Thunberg , através da entidade que leva o seu nome, foi a primeira vencedora do Prêmio Gulbenkian para a Humanidade, da Fundação

Redação Publicado em 20/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h44
A ativista ambiental Greta Thunberg , através da entidade que leva o seu nome, foi a primeira vencedora do Prêmio Gulbenkian para a Humanidade, da Fundação Calouste Gulbenkian.
Segundo nota oficial da entidade portuguesa, a Fundação Thunberg receberá um prêmio de 1 milhão de euros (cerca de R$ 6,1 milhões) e, inicialmente, 100 mil euros (R$ 610 mil) serão doados para a campanha SOS Amazônia e outros 100 mil euros irão para a Stop Ecocide Foundation, que luta para tornar o ecocídio um crime internacional .
O restante do valor ainda será destinado para outras entidades internacionais que serão escolhidas.
A campanha brasileira foi criada pela Fridays For Future Brasil e visa ajudar as comunidades indígenas e ribeirinhas que sofrem com o avanço de grandes latifundiários, garimpeiros e extrativistas pela floresta amazônica.
Em sua conta no Instagram, Thunberg afirmou estar “extremamente honrada” com a premiação.
“Nós estamos em uma emergência climática, e minha fundação vai doar o mais rápido possível todo o prêmio de 1 milhão de euros para apoiar organizações e projetos que estão lutando por um m undo sustentável , defendendo a natureza e apoiando pessoas que já estão enfrentando os piores impactos do clima e da crise ecológica, particularmente aqueles que vivem no sul do globo”, postou a ativista.
O presidente do Grande Júri do Prêmio Gulbenkian, Jorge Sampaio, ressaltou que a escolha foi de amplo consenso e destacou a “forma como Greta Thunberg conseguiu mobilizar as gerações mais novas para a causa do clima e a sua luta tenaz por mudar o status quo que teima em persistir, que fazem dela uma das figuras mais marcantes da atualidade”.
Na nota oficial, Sampaio ainda destacou que a jovem ativista de 17 anos tem a “enorme responsabilidade de consolidar o seu papel de pedagogia e de liderança no combate contra as alterações climáticas como condição do desenvolvimento sustentável , para o qual a atribuição desse prêmio pretende contribuir”.
Conforme a Fundação portuguesa, a jovem sueca foi escolhida entre 136 nomeações, correspondentes a 79 organizações e 57 personalidades internacionais de 46 países.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Moraes dá 48 horas para defesa de Bolsonaro explicar divulgação de carta lida por Flávio nas redes

Frente fria traz garoa e frio intenso para São Paulo nesta semana

Petróleo dispara com nova escalada entre EUA e Irã e mercado teme impactos globais

Propostas do governo Trump para flexibilizar venda de armas preocupam especialistas sobre impacto no tráfico internacional

Ônibus furtado invade imóvel na Cidade Tiradentes e motorista foge após colisão

Falso assalto termina com dois funcionários baleados por policial de folga na Zona Leste de São Paulo

Petróleo dispara com nova escalada entre EUA e Irã e mercado teme impactos globais

Os 5 ataques cibernéticos mais comuns: Como evitar ser a próxima vítima