Diário de São Paulo
Siga-nos

Festival C.U.C.A. leva às ruas de SP cinema, dança e performances; confira programação

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo promove até 26 de outubro o Festival "Culturas Urbanas, Conexões Artísticas". Conhecido como C.U.C.A., leva às

Festival C.U.C.A. leva às ruas de SP cinema, dança e performances; confira programação
Festival C.U.C.A. leva às ruas de SP cinema, dança e performances; confira programação

Redação Publicado em 18/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 12h00


Evento vai até dia 26 de outubro.

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo promove até 26 de outubro o Festival “Culturas Urbanas, Conexões Artísticas”. Conhecido como C.U.C.A., leva às ruas e espaços culturais da cidade atividades artísticas gratuitas de diversas linguagens: dança, cinema, performance, música, saraus, rodas de conversa, workshops, oficinas e festas.

Confira as atividades do C.U.C.A.:

EFÊMERESP

O Beco do Pinto será palco para o artista plástico Raurício Barbosa, que, acompanhado do grupo de maracatu Arrastão do Beco, fará mimetizações, ou seja, camuflagens do público com o território por meio de pinturas corporais.

Beco do Pinto. Largo Páteo do Colégio, 136b – Sé. Dia 18, das 15h às 17h.

No Largo da Memória, além das mimetizações, os grupos Guaiú Sampler e Bando farão uma sessão de improviso musical utilizando computadores, sintetizadores, guitarras, percussões e vozes para conectar a música eletrônica ao jazz e outros ritmos como maracatu, jongo, ciranda e côco.

Largo da Memória. R. Xavier de Toledo, 161, Centro. Dia 18, das 18h às 22h.

CINE NO DECK

O Largo São Francisco será palco de exibição de clássicos do cinema nacional e internacional, com execução das trilhas sonoras ao vivo. O filme Hitler 3º Mundo, do diretor José Agrippino de Paula, considerado um marco do cinema marginal brasileiro, terá as suas composições criadas pelos músicos Kiko Dinucci e Cadu Tenório.

Com guitarra, violino, percussão e sintetizadores, a proposta é fazer uma releitura dos ruídos e sons desconexos que caracterizam o longa.

Em seguida, o Sonpekiza Trio, formado pelos músicos Bruno Iasi, André Senna e Paulo Bira, interpretará canções de um dos maiores filmes da história do cinema, A Paixão de Joana d’Arc, do diretor dinamarquês Carl Theodor Dreyer.

Largo São Francisco. Dia 26, de 19h às 21h30.

ORQUESTRA DE BEATMAKERS

No dia 20, na Praça das Artes, beatkmakers, DJs, músicos multi instrumentistas, tecladistas, sintetizadores e vocalistas criarão de forma orgânica e experimental uma orquestra eletrônica para unir samples de músicas brasileiras, beats, scratchs, ruídos sonoros e poesias. Compondo a performance da experiência sonora, projeções mixam imagens do estilo de vida urbano de São Paulo ao público, que ao integrar-se à apresentação, também terá os movimentos capturados e exibidos em tempo real. Os cantores Anelis Assumpção e Bnegão participarão do espetáculo.

Praça das Artes. Av. São João, 281 – Centro. Livre. Dia 20, às 18h.

CONCERTO ACOUSTIC INFORMATIC

Ainda unindo música às plataformas tecnológicas, no dia 21, na Sala Olido, o pianista e compositor franco-americano Dan Tepfer apresenta o “Concerto Acoustic Informatic”. Ao integrar algoritmos matemáticos computadorizados a um piano acústico, o artista faz com que as ondas geradas pela música que está sendo tocada sejam convertidas em gráficos projetados em tempo real.

Como compositor, Tepfer recebeu uma bolsa de estudos na Academia Americana de Artes e Letras e estreou os trabalhos autorais em lugares como o Castelo de Praga e o Carnegie Hall. O músico coleciona uma série de prêmios, dentre eles dos Concursos do Festival de Jazz da Costa Leste e do Piano de Solo do Montreux Jazz Festival.

Galeria Olido – Sala Olido. Av. São João, 473 – Centro. Livre. Dia 21, às 18h.

Compartilhe  

últimas notícias