Diário de São Paulo
Siga-nos

Consumidor deve ter cuidado com pontos públicos para carregadores

Você tem o costume de usar carregadores USB oferecidos por estabelecimentos comerciais ou mesmo aqueles totens públicos para carregar aparelho celular ou

Consumidor deve ter cuidado com pontos públicos para carregadores
Consumidor deve ter cuidado com pontos públicos para carregadores

Redação Publicado em 09/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h27


Você tem o costume de usar carregadores USB oferecidos por estabelecimentos comerciais ou mesmo aqueles totens públicos para carregar aparelho celular ou outro gadget que são dispositivos eletrônicos portáteis?

Então é melhor repensar esse hábito.

Isso porque criminosos podem se aproveitar das falhas de segurança que existem nesses terminais para instalar programas maliciosos no dispositivo que está sendo recarregado. É o que explica o professor do Ibmec Brasília, Alex Rabelo.

“Por conta das tecnologias a gente consegue criar um mini computador de tal forma que essas pessoas – crakers – conseguem criar um software e camuflar nestes locais para roubar os dados dos usuários.”

No Distrito Federal, uma lei regulamentou a instalação desses pontos de recarga em shopping centers. Entre as regras, é preciso que adote tomadas universais e sejam adaptados com informações em braile. Lembrando que o serviço deve ser gratuito.

Alex explica que os estabelecimentos comerciais podem tentar proteger os consumidores desses criminosos tecnológicos. Uma das medidas é colocar um segurança nesses locais para evitar que os infratores possam instalar o dispositivo que vai puxar as informações do cliente. Mas ele garante que é preciso se proteger.

Quem usa os carregadores públicos fica vulnerável. Pode perder os dados pessoais e sofrer extorsão por causa das informações obtidas no aparelho. Além disso, pode ter as contas de instituições financeiras cadastradas invadidas.

EBC 

Compartilhe  

últimas notícias