2018 foi um ano em que a recuperação do mercado automotivo brasileiro foi consolidada. Para 2019, a indústria espera crescimento semelhante e maior
Redação Publicado em 07/01/2019, às 00h00 - Atualizado às 11h03
2018 foi um ano em que a recuperação do mercado automotivo brasileiro foi consolidada. Para 2019, a indústria espera crescimento semelhante e maior estabilidade. Com a aprovação do Rota 2030, o novo conjunto de regras para o setor, a tão desejada previsibilidade deve ajudar no planejamento de lançamentos.
Nos próximos 12 meses, as novidades virão de todos os segmentos. O veículo mais vendido do país, Chevrolet Onix deve ganhar a segunda geração. Enquanto isso, a Volkswagen continua sua busca pela liderança do mercado. Para 2019, a maior aposta é o SUV compacto T-Cross. A Fiat também promete acirrar a disputa com o 500X.
Veículos consagrados também devem pintar por aqui. É o caso das novas gerações de BMW Série 3, Porsche 911 e Toyota Corolla. Este último com uma inédita versão híbrida flex.
O G1 listou 70 modelos que devem aparecer em nossas ruas ao longo de 2019. Confira:
A6 – nova geração
Audi A6 — Foto: Divulgação/Audi
Apresentado no Salão do Automóvel, o sedã chega no primeiro semestre do ano em duas versões. A de entrada será equipada com motor 2.0 turbo de 245 cavalos de potência, enquanto a topo de linha terá um 3.0 V6 de 340 cv.
A7 – nova geração
Primeiras impressões do Audi A7
O modelo chega em meados deste ano em configuração única, sempre equipado com motor 3.0 V6 de 340 cv de potência e câmbio automático de 7 marchas. De acordo com a Audi, ele vai de 0 a 100 km/h em 5,3 km/h. O G1 avaliou o A7 em 2018, na África do Sul.
A8 – nova geração
Audi A8 — Foto: Divulgação/Audi
O maior e mais luxuoso sedã da marca terá duas versões diferentes. A primeira terá o mesmo motor 3.0 V6 de 340 cv dos “irmãos” menores A6 e A7, enquanto a mais cara levará o 4.0 V8 de 466 cv.
Q8 – modelo inédito
Audi Q8 — Foto: Divulgação/Audi
Um dos destaques do Salão do Automóvel, o maior SUV da Audi está confirmado para chegar em 2019 ao mercado brasileiro. Sua versão única será equipada com motor 3.0 V6 de 340 cv, câmbio automático de 8 marchas e tração integral.
RS 4 – nova geração
Audi RS 4 Avant — Foto: Divulgação/Audi
“Irmã” menor da RS 6 Avant, a RS 4 Avant teve destaque no Salão de São Paulo e chega no primeiro semestre. A perua superesportiva tem motor 2.9 V6 biturbo de 450 cv e vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.
E-Tron – modelo inédito
Para o segundo semestre, a Audi guarda o lançamento do seu primeiro carro totalmente elétrico. O SUV E-Tron tem dois motores elétricos que, juntos, entregam 435 cv e têm autonomia de até 400 km.
RS 5 – nova geração
Audi RS 5 Sportback — Foto: Divulgação/Audi
A versão superesportiva do A5 chegará ao Brasil em suas configurações cupê (primeiro semestre) e Sportback (segundo semestre). Ambos os modelos são equipados com o mesmo motor do RS 4, o 2.9 V6 biturbo de 450 cv.
Série 3 – nova geração
BMW mostra nova geração do Série 3, que chega ao Brasil na metade de 2019
Ele apareceu no Salão do Automóvel de São Paulo e chega às lojas até o meio deste ano importado, com produção nacional marcada para o segundo semestre. Ele será equipado com um motor 2.0 a gasolina, com opções de 184 cv ou 258 cv.
Série 8 – nova geração
BMW Série 8 — Foto: Divulgação/BMW
O maior cupê da marca alemã foi lançado no exterior em junho passado. Assim como o Série 3, o cupê estava no Salão e foi confirmado para chegar em 2019. Sem data ou preços divulgados, ele chegará com motor 4.4 V8 de 530 cv e 76,5 kgfm de torque.
i8 Roadster – nova versão e reestilização
BMW i8 Roadster — Foto: Divulgação/BMW
A versão conversível do superesportivo híbrido deverá ser vendida por aqui sob encomenda. Além de adotar a cara nova da linha i8, o modelo terá opção de recarga sem fio. O motor 1.5 a gasolina se une a um elétrico para entregar 369 cv.
Z4 – nova geração
BMW Z4 — Foto: Divulgação/BMW
Recém-apresentada no exterior, a nova geração do Z4 teve a presença confirmada no Brasil. Ele chega em sua versão mais cara, a mesma exibida no Salão do Automóvel, equipada com motor de seis cilindros e 340 cv.
X4 – nova geração
BMW X4 — Foto: Divulgação/BMW
A primeira aparição da nova geração do SUV foi durante o Salão do Automóvel, quando ele entrou em pré-venda por R$ 334.950 na versão xDrive30i M Sport e R$ 421.950 na M40i. A primeira tem motor 2.0 turbo de 252 cv, enquanto a segunda tem um 3.0 de seis cilindros com 360 cv.
X5 – nova geração
BMW X5 — Foto: Divulgação/BMW
Ele também apareceu durante o Salão de SP e foi confirmado para o mercado brasileiro. Ainda não se sabe quais versões chegarão por aqui, mas o SUV tem configurações com motores a gasolina de 340 e 462 cv e a diesel de 265 e 400 cv.
X7 – modelo inédito
BMW X7 — Foto: Divulgação/BMW
Confirmado, o X7 chega este ano para ocupar o topo da gama da marca. O modelo tem versões a diesel com 265 e 400 cv e a gasolina com 340 e 462 cv. Ainda não está definido quais virão ao Brasil.
i3 – nova bateria
BMW i3 — Foto: Divulgação/BMW
Reestilizado no ano passado, o i3 vendido no Brasil deverá ganhar as alterações do modelo europeu, com novas baterias que aumentam a autonomia de 200 para 260 km em uso real. Nos testes de laboratório, a marca divulga 360 km.
Tiggo 7 – modelo inédito
Chery Tiggo 7 — Foto: Divulgação/Chery
O terceiro SUV da Caoa Chery teve sua produção iniciada no último mês de dezembro e chega às lojas ainda em janeiro. Sempre com motor turbinado, ele ficará acima do Tiggo 5X e deverá ter preços acima de R$ 100 mil.
Tiggo 8 – modelo inédito
Chery Tiggo 8 — Foto: Divulgação/Chery
Apresentado de surpresa no Salão de São Paulo, o utilitário esportivo mais caro da chinesa deve chegar este ano às lojas. A marca ainda não cravou, porém, uma data para sua estreia. O modelo mostrado no salão tinha capacidade para 7 passageiros
Bolt – modelo inédito
Salão do Automóvel 2018: Chevrolet anuncia o seu elétrico Bolt
O elétrico foi oficializado durante o Salão do Automóvel com direito a área exclusiva de test drive. Ele deve chegar às lojas no primeiro semestre e já tem preço definido: R$ 175 mil. Promete um bom desempenho, com seu motor de 200 cv. Por outro lado, a autonomia se aproxima dos 400 km.
Camaro – reestilização
Chevrolet Camaro — Foto: Divulgação/Chevrolet
Já para o primeiro mês do ano, a Chevrolet marcou o lançamento do superesportivo com retoques visuais em suas versões cupê e conversível. Ele chega com motor 6.2 V8 de 461 cv e o mesmo câmbio de 10 marchas do rival Mustang.
Cruze – reestilização
Chevrolet Cruze — Foto: Divulgação/Chevrolet
A segunda geração do modelo ganhará sua primeira alteração de design no Brasil. Tanto o hatch, quanto o sedã, chegarão renovados ainda no primeiro semestre deste ano – o que não se sabe é se eles ficarão iguais ao americano (foto). O conjunto mecânico não vai mudar.
Equinox Midnight – nova versão
Chevrolet Equinox Midnight — Foto: Fábio Tito/G1
Depois de S10 e Tracker, será a vez do Equinox receber a edição especial de visual “all black”. Assim como nos “irmãos”, a versão ganha pintura preta nas “gravatinhas” da Chevrolet, nas rodas e exclui alguns cromados para garantir o efeito “dark”.
Onix e Prisma – nova geração
Os mais vendidos de seus segmentos em 2018 chegarão completamente renovados no segundo semestre deste ano. A nova geração dos modelos pode ser equipada com motores de três cilindros e turbinados.
C5 Aircross – modelo inédito
Citroën C5 Aircross — Foto: Divulgação/Citroën
O “primo” dos Peugeot 3008 e 5008 foi confirmado para o Brasil durante o Salão de Paris, em 2018. Por aqui, ele deverá ser equipado com o motor 1.6 turbo de 165 cv e o câmbio automático de 6 marchas.
Argo aventureiro – nova versão
Precursora dos aventureiros, a Fiat deverá seguir com eles apresentando uma versão “off-road” do Argo. O modelo já roda em testes com pneus de uso misto e suspensão elevada. Como manda o figurino, também deverá receber apliques plásticos para reforçar a aparência robusta.
500X – modelo inédito
Fiat 500X — Foto: Divulgação/Fiat
Apresentado durante o Salão do Automóvel para medir a reação do público, o 500X pode chegar às lojas brasileiras já em 2019 como a entrada da Fiat no segmento dos SUVs compactos. Por aqui, ele poderia ser equipado com motor 1.3 turbo de 150 cv.
Edge ST – nova versão e reestilização
Ford Edge ST — Foto: Divulgação/Ford
O maior SUV da marca no país ganha alterações visuais e passa a ser vendido apenas na versão esportiva, com motor 2.7 V6 biturbo de 335 cv. Ele já está em pré-venda por R$ 299 mil e suas primeiras unidades serão entregues em fevereiro.
EcoSport sem estepe – nova versão
Ford EcoSport Titanium — Foto: Divulgação/Ford
Assim como nos Estados Unidos e na Europa, o EcoSport perderá o estepe pendurado na traseira. Por aqui, porém, a mudança será aplicada apenas na versão topo de linha, Titanium, com motor 2.0 e câmbio automático. O lançamento está confirmado para 2019.
Ranger – reestilização
Ford Ranger — Foto: Divulgação/Ford
Discreta, mas aguardada, a reestilização da Ranger deve chegar em 2019 ao Brasil importada da Argentina. Entre as mudanças, ela ganha para-choques redesenhados e faróis com leds.
Ranger Storm – nova versão
Ford Ranger Storm — Foto: Divulgação/Ford
A Ford confirmou que a inédita configuração Storm chegará às lojas até o final de 2019. Apresentada durante o Salão do Automóvel, no ano passado, a versão deverá disfarçar a falta da Ranger Raptor – apesar de não ter alterações mecânicas.
HR-V Touring – nova versão
Honda HR-V Touring com motor turbo foi flagrado em Piracicaba, interior de São Paulo — Foto: Allan Vitti/G1
Seguindo a política aplicada no Civic, a versão topo de linha do HR-V também passará a ter motorização turbo – exatamente a mesma do sedã, 1.5 de 173 cv. O modelo já roda em testes e deve chegar no primeiro semestre, possivelmente adaptado para também rodar com etanol.
Azera – nova geração
Hyundai Azera — Foto: Divulgação/Hyundai
O sedã volta ao Brasil após ter sua antiga geração descontinuada por aqui em 2018. Para este ano, ele vem equipado com motor 3.0 de 261 cv.
Santa Fe – nova geração
Hyundai Santa Fe — Foto: Divulgação/Hyundai
Atualmente vendido em sua antiga geração e apenas na versão de sete lugares, o SUV chega renovado com motor a gasolina 3.5 V6 de 280 cv e tração integral. O modelo roda em testes no Brasil desde o início de 2018.
Elantra – nova geração
Hyundai Elantra — Foto: Divulgação/Hyundai
Entre os destaques da Hyundai no Salão do Automóvel estava o novo Elantra – também entre os confirmados para chegarem em 2019. Ele vem com motor 2.0 flex de 167 cv e câmbio automático de 6 marchas.
Picape – modelo inédito
Jac T8 picape — Foto: Divulgação/Jac Motors
Até o meio deste ano a chinesa deverá levar sua primeira picape às lojas brasileiras. Pouco se sabe sobre o modelo, que deverá ter um motor 2.0 turbodiesel de 139 cv, câmbio manual e tração 4×4.
E40 – modelo inédito
Jac E40 — Foto: Divulgação/Jac
Entrando para a corrida dos elétricos, o E40 chega em junho por R$ 129.990 – o mais barato até o momento. Ele tem motor de 115 cv e autonomia de até 300 km.
T80 – modelo inédito
Jac T80 — Foto: Divulgação/Jac Motors
Já em pré-venda por R$ 139.990, o primeiro modelo de luxo da chinesa chega às lojas em fevereiro. Com motor turbo de 210 cv e 7 lugares, ele deverá brigar com o Lifan X80.
I-Pace – modelo inédito
G1 testou o Jaguar I-Pace, o primeiro grande rival elétrico da Tesla
O primeiro elétrico da Jaguar chega no primeiro semestre e já aparece até no configurador da marca: terá motor de 400 cv e autonomia de até 470 km. A marca promete oferecer o I-Pace em mais de uma versão. O elétrico já foi avaliado pelo G1 em Portugal. Jeep
Wrangler – nova geração
Salão do Automóvel 2018: Jeep apresenta a nova geração do Wrangler
A nova geração do jipão marcou presença no Salão do Automóvel e também deverá marcar nas lojas brasileiras ainda no primeiro trimestre em 3 versões: Sport de 2 portas, Sahara de 2 e 4 portas e Rubicon, inédita, de 4 portas – todas com motor 2.0 turbo de 270 cv e tração 4×4.
Gladiator – modelo inédito
Salão do Automóvel 2018: Jeep apresenta a nova geração do Wrangler
A inédita picape conversível do Wrangler foi apresentada ao mundo no final de 2018 e pode chegar por aqui em 2019. Feita com base no jipão, ela tem reforços para aguentar mais peso e reboque.
Rio – modelo inédito
Kia Rio — Foto: Divulgação/Kia
Durante o Salão de São Paulo, a Kia demonstrou mais uma vez o interesse em trazer o Rio ao mercado brasileiro. Por aqui, o “primo” do HB20 terá motor 1.6 de 130 cv e câmbio manual ou automático, sempre de 6 marchas.
SUV compacto – modelo inédito
A marca ainda não definiu qual modelo trará ao Brasil. No Salão, exibiu o Stonic com motor 1.0 turbo de 120 cv. Na prática, diz que será um SUV baseado no Cerato, ou seja, chances de ser o KX3.
Range Rover Evoque – nova geração
Land Rover Range Rover Evoque — Foto: Divulgação/Land Rover
O modelo ganhou ares de Velar em sua mudança visual mais profunda até agora e está confirmado para chegar ao Brasil no segundo semestre – já está até no site brasileiro da Land Rover.
Range Rover Vogue PHEV e Sport PHEV – novas versões
Land Rover Range Rover Sport híbrido plug-in — Foto: Divulgação/Land Rover
Os modelos são os primeiros híbridos da fabricante britânica. Eles combinam o motor 2.0 de quatro cilindros e 300 cv com um elétrico de 116 cv, gerando potência combinada de 404 cv. De acordo com a fabricante, é possível rodar 51 km apenas no modo elétrico.
X70 – modelo inédito
Lifan X70 — Foto: Divulgação/Lifan
O “irmão” maior do X60 foi destaque da marca durante o Salão do Automóvel. Confirmado, mas ainda sem data fixada para chegar às lojas brasileiras, ele deverá ter motor 2.0 de 140 cv e câmbio CVT.
UX – modelo inédito
Lexus UX — Foto: Divulgação/Lexus
O primeiro SUV compacto da marca chega no primeiro trimestre deste ano em três versões, com preços entre R$ 170 mil e R$ 210 mil. Todas terão o mesmo conjunto híbrido com 181 cv. ercedes-Benz
Classe A Sedan – modelo inédito
Mercedes-Benz Classe A Sedan — Foto: Divulgação/Mercedes-Benz
Com a versão hatch já à venda, o sedã chega um pouco depois, no segundo trimestre deste ano. A configuração do modelo ainda não foi oficializada, mas deverá ser um pouco mais simples em relação ao Classe A hatch.
AMG GT 4 portas – modelo inédito
Mercedes-AMG GT 63 S 4 portas — Foto: Divulgação/Mercedes-Benz
De grande destaque no Salão do Automóvel, a versão de quatro portas do superesportivo AMG GT tem motor 4.0 V8 biturbo de 639 cv com câmbio automático de 9 velocidades e sairá por R$ 1.084.900. Chega no primeiro semestre.
Classe X – modelo inédito
G1 andou na primeira picape da Mercedes-Benz
Um dos modelos mais aguardados no Salão do Automóvel, a picape não apareceu por lá. Contudo, ainda está nos planos da marca e chega este ano em 3 versões com motores 2.3 e V6, ambos a diesel. O G1 já avaliou a picape no Chile.
Pajero Sport – modelo inédito
Mitsubishi Pajero Sport — Foto: Divulgação/Mitsubishi
O substituto do Pajero Dakar chega no primeiro semestre por R$ 259.990 – mas já está em pré-venda na Internet. Ele é equipado com motor 2.4 turbodiesel e câmbio automático de 8 marchas.
Leaf – modelo inédito
Nova geração do elétrico Nissan Leaf será vendida no Brasil
A marca iniciou a pré-venda do elétrico no último mês de novembro por R$ 178.400, mas as primeiras unidades serão entregues até o meio do ano. Ele tem um motor de 150 cv de potência.
Frontier S e Attack 4×2 – novas versões
Nissan Frontier Attack 4×4 — Foto: Divulgação/Nissan
Duas novas configurações completam a gama Frontier, que passou a ser fabricada na Argentina. Para janeiro, a marca reserva o lançamento da básica S, com câmbio manual e tração 4×4 por R$ 136.190. Em abrilchega a Attack com tração 4×2.
2008 – reestilização
Peugeot 2008 — Foto: Divulgação/Peugeot
O modelo chegou ao Brasil em 2015, ganhou câmbio de 6 marchas em 2017 e agora, em 2019, deve passar por sua primeira alteração visual para se aproximar do europeu. As mudanças são discretas, em grades, faróis e lanternas.
911 – nova geração
Porsche 911 — Foto: Divulgação/Porsche
No meio deste ano o 911 deverá mudar completamente no Brasil. A nova geração tem visual mais moderno, apesar de manter certas tradições. A versão Carrera está mais potente do que nunca e passa a ter 450 cv.
Macan – reestilização
Porsche Macan — Foto: Divulgação/Porsche
A principal alteração do utilitário superesportivo está na traseira, com lanternas unidas como no Cayenne e no novo 911. Ele chegará no início deste anocom motor 2.0 turbo de 252 cv por R$ 329 mil. Outras versões chegam ao longo do ano.
Panamera GTS – nova versão
Porsche Panamera GTS — Foto: Divulgação/Porsche
Logo abaixo da versão topo de linha, a GTS pode desembarcar por aqui neste ano. Ela tem motor 4.0 V8 biturbo de 460 cv de potência e 63,2 kgfm de torque e vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, segundo a marca.
Cayenne híbrido – nova versão
Porsche Cayenne híbrido — Foto: Divulgação/Porsche
A nova geração do Cayenne já está à venda no Brasil, mas sua versão híbrida deverá ficar para o segundo semestre de 2019. O modelo promete consumo de até 31,3 km/l vindo do motor 3.0 V6 em conjunto com o elétrico.
718 T – nova versão
Porsche 718 Cayman T — Foto: Divulgação/Porsche
A marca confirmou a vinda da nova configuração do 718 (Cayman e Boxster) ao Brasil, ainda sem precisar o mês. O modelo tem motor 2.0 turbo de 300 cv e câmbio manual de 6 marchas.
Zoe – modelo inédito
Renault Zoe — Foto: Divulgação
Mais um elétrico em pré-venda, o Zoe chega às lojas em fevereiro – mas não em todas. Segundo a Renault, o modelo será vendido, por enquanto, em apenas duas lojas no Brasil, uma em São Paulo e uma em Curitiba. Ele custa R$ 149.990 e tem autonomia de aproximados 300 km.
Sandero e Logan – reestilização
A família compacta deverá ganhar uma reestilização por aqui antes da chegada da nova geração. A mudança visual deve acontecer ainda este ano, com foco em faróis e lanternas. A Renault também deve promover a estreia do câmbio CVT nos compactos.
Jimny – nova geração
Suzuki Jimny — Foto: Divulgação/Suzuki
Trazendo o sobrenome Sierra, a nova geração do jipinho chega importada ao Brasil no segundo semestre e conviverá com o modelo atual. Ele terá motor 1.5 de 108 cv e opções de câmbio manual ou automático.
Rexton – nova geração
SsangYong Rexton — Foto: Divulgação/SsangYong
O grandalhão de 4,85 metros de comprimento chegará no final do primeiro semestre com motor 2.2 turbodiesel de 181 cv e câmbio de 7 marchas herdado da Mercedes-Benz.
Rexton Sports – modelo inédito
SsangYong Rexton Sports — Foto: Divulgação/SsangYong
A picape desembarca por aqui no primeiro semestre também com motor 2.2 turbodiesel de 181 cv e 43 kgfm de torque. Em alguns mercados é conhecida como Musso.
RAV4 – nova geração
Toyota RAV4 — Foto: Divulgação/Toyota
Com a atual geração já defasada no Brasil, o modelo deverá chegar totalmente renovado para esquentar a briga no segmento ocupado por Jeep Compass, Chevrolet Equinox e Peugeot 3008.
Corolla – nova geração
Toyota Corolla — Foto: Divulgação/Toyota
A Toyota investiu R$ 1 bilhão para modernizar sua fábrica em Indaiatuba (SP) e anunciou que produzirá, a partir do final de 2019, seu primeiro híbrido flex. A junção das ações pode indicar a produção local do novo Corolla híbrido.
Polo e Virtus GTS – nova versão
Volkswagen Polo GTS — Foto: Divulgação/Volkswagen
Hatch e sedã foram apresentados como conceitos durante o Salão do Automóvel, no último mês de novembro. Eles estão confirmados para as lojas, mas ainda sem data definida. Terão motor 1.4 turbo de 150 cv e câmbio automático de 6 marchas.
T-Cross – modelo inédito
Volkswagen T-Cross — Foto: Divulgação/Volkswagen
O primeiro SUV compacto da marca já teve seus detalhes revelados – terá versões 1.0 turbo de 128 cv e 1.4 turbo de 150 cv, mas os preços ainda são mantidos em segredo. O G1 já avaliou o SUV. Ele chegará às lojas no primeiro semestre.
Golf GTE
Volkswagen Golf GTE — Foto: Divulgação
A versão híbrida do Golf foi prometida para 2018, mas a indefinição quanto ao Rota 2030 atrasou a chegada para 2019. Nesta configuração, o hatch médio utiliza um motor 1.4 turbo, aliado a outro propulsor, elétrico. Somados, eles entregam uma potência combinada de 204 cv.
Jetta GLI
Aos que sentiram falta do motor 2.0 turbo, a Volkswagen prepara o retorno da versão mais potente do sedã. O Jetta GLI deve ser apresentado já em janeiro, no Salão de Detroit, com o mesmo motor do Golf GTI, que entrega 230 cv.
S60 – nova geração
Volvo S60 — Foto: Divulgação/Volvo
Ficou para o segundo semestre o lançamento da nova geração do S60. O sedã deverá ter, além da configuração T5 com motor 2.0 turbo de 254 cv, a esportiva Polestar de 428 cv – que agora também é híbrida. Será importado dos Estados Unidos.
XC40 híbrido – nova versão
Volvo XC40 híbrido — Foto: Divulgação/Volvo
A marca quer que todos os seus SUVs tenham opções híbridas, por isso, completará a gama brasileira com o XC40 híbrido plugin no segundo semestre deste ano. Ele combina um motor 1.5 turbo a um elétrico que entregam 250 cv de potência.
Leia também
VÍDEO: Maíra Cardi ignora comentários e fala sobre "chupar rola" na frente da filha
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
Andressa Ferreira dá melhor resposta sobre ser a mãe 'verdadeira' do filho com Thammy Miranda
BOMBA! Andressa Urach revela se já fez sexo com o próprio filho
Após vídeos de sexo vazados, MC IG faz anúncio polêmico ao lado de Mari Ávila
Membro do partido Democrata pede que Biden abandone sua candidatura
Manifestantes barram passagem de Bolsonaro em Rodovia no Pará
Haddad afirma que alterar IOF para conter o dólar não é uma possibilidade
Governo busca proibir Meta de usar dados de usuários para treinar IA
Em meio a ressaca de vitórias, Corinthians busca novo reforço para a equipe