Com a maior frota sustentável do país, coleta seletiva universal e o plantio de 120 mil árvores, a metrópole acelera a agenda ambiental e vira referência em qualidade de vida

por Redação
Publicado em 13/11/2025, às 08h00
A cidade de São Paulo reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida, integrando uma série de ações que a consolidam como um modelo de metrópole cada vez mais verde. Os avanços abrangem desde a mobilidade urbana até a gestão de resíduos e a expansão de áreas verdes, unificando esforços sob a temática "São Paulo cada vez mais verde".
Marco na mobilidade sustentável
A capital paulista atingiu um feito notável ao colocar em circulação o milésimo ônibus elétrico de sua frota municipal. Com a adição de 60 novos veículos, a cidade passa a contar com um total de 1.009 coletivos movidos a energia limpa, sendo 820 a bateria e 189 trólebus, estabelecendo-se como a maior frota sustentável do país.
Esta expansão da frota elétrica proporciona uma economia anual estimada de 35 milhões de litros de diesel, fortalecendo as políticas de descarbonização e melhoria da qualidade do ar. A substituição dos ônibus a diesel evita a emissão de milhares de toneladas de gás carbônico na atmosfera por ano, um impacto ambiental significativo.
Os novos veículos também incorporam tecnologia de ponta para o conforto e segurança dos passageiros, como ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas USB.

Expansão verde e patrimônio histórico
A capital celebra o plantio de 120 mil árvores de espécies nativas do Estado de São Paulo, cultivadas em viveiros municipais, em um único ano. A marca alcançada reforça a principal meta do Programa São Paulo Mais Verde, que visa a expansão das áreas verdes e a implantação de bosques urbanos. O marco foi celebrado com o plantio simbólico de um pau-brasil no Pateo do Collegio, o ponto histórico de fundação da metrópole.
Os esforços de arborização são realizados por diversas frentes, incluindo a Divisão de Arborização Urbana e as 32 subprefeituras. Atualmente, a cidade conta com 120 parques públicos, e o planejamento municipal prevê a criação de mais áreas de proteção ambiental, com 11% do território declarado de utilidade pública em processo de se tornar área protegida, integrando a proteção ambiental ao desenvolvimento urbano.

Coleta seletiva em 100% das ruas
A gestão de resíduos sólidos em São Paulo vem sendo consolidada como um modelo de referência, com a cidade sendo integralmente atendida pela coleta domiciliar seletiva. Atualmente, 100% das ruas da capital recolhem materiais recicláveis ao menos uma vez por semana. Para participar, o cidadão precisa apenas separar os materiais recicláveis e consultar no site oficial qual dia o caminhão passa em sua rua.
O foco da gestão é aumentar o volume de material efetivamente reciclado. O município, que produz cerca de 12 mil toneladas de resíduos por dia, tem investido em um amplo conjunto de ações que somam R$ 14 bilhões em investimentos, incluindo a construção de quatro Ecoparques e a implantação de Unidades de Recuperação Energética (UREs), que permitirão transformar resíduos em energia limpa.
Outro avanço significativo é a substituição dos caminhões de coleta a diesel por modelos movidos a biometano, um combustível renovável extraído dos aterros sanitários. A cidade já conta com mais de 200 veículos a energia limpa no setor de resíduos e tem a meta ambiciosa de chegar a 600 caminhões até 2027, eliminando completamente o uso de diesel na coleta de lixo. Cada caminhão movido a biometano evita o consumo de 35 mil litros de óleo diesel por ano, o que representa um ganho ambiental substancial.
O serviço de coleta destina prioritariamente os resíduos para 29 cooperativas de reciclagem habilitadas, que recebem 100% do lucro da venda dos materiais, gerando renda para cerca de 940 famílias de cooperados. O apoio às cooperativas é concreto, com 14 delas funcionando em terrenos cedidos pelo município e outras tendo o aluguel pago, além de receberem capacitação e infraestrutura.
Os resíduos remanescentes são encaminhados para as duas Centrais Mecanizadas de Triagem da capital, que contam com maquinários europeus e são operadas por cooperativas. São Paulo é a única cidade da América do Sul a possuir esse sistema de triagem mecanizada, capaz de processar 500 toneladas de materiais por dia. Além da coleta domiciliar, a população tem à disposição milhares de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade para o descarte correto de recicláveis.
Clique aquie acesse o site para consultar os dias e horários da coleta seletiva em sua região.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo

Ex-professor da USP vira réu por crimes sexuais após denúncia ser aceita pela Justiça

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Pix por aproximação passa a mostrar saldo e limite da conta antes do pagamento

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura