Diário de São Paulo
Siga-nos
DELAÇÃO

Presidente em exercício comenta sobre soltura de Mauro Cid: "direito de defesa"

Em entrevista, Alckmin enfatiza a democracia e o direito à defesa em meio à notícia da soltura de Mauro Cid

Presidente em exercício comenta sobre soltura de Mauro Cid: "direito de defesa" - Imagem: Divulgação | Cadu Gomes/ VPR
Presidente em exercício comenta sobre soltura de Mauro Cid: "direito de defesa" - Imagem: Divulgação | Cadu Gomes/ VPR

Marina Roveda Publicado em 10/09/2023, às 15h34


O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), optou por não dar destaque à notícia sobre a soltura de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. A liberação do militar, ocorrida neste sábado, 9, foi realizada por meio de um pedido do Ministro do STFAlexandre de Moraes.

Durante uma entrevista em uma rádio no Rio Grande do Sul, Alckmin evitou citar nomes e se concentrou em defender o amplo direito à defesa e a justiça. Ele enfatizou a importância da democracia, afirmando: "A democracia é um valor importantíssimo". Alckmin continuou dizendo: "O que queremos é que haja direito de defesa e que haja justiça", sem aprofundar mais sobre o assunto.

Mauro Cid, que estava detido desde o final de maio no Batalhão de Polícia do Exército, em Brasília, foi colocado em liberdade provisória após a homologação de seu pedido de delação premiada. O militar está envolvido em várias investigações que abrangem desde alegadas fraudes no cartão de vacinação de seu ex-chefe até o vazamento de dados sigilosos sobre a urna eletrônica, bem como seu suposto envolvimento na venda de jóiaspresenteadas ao governo brasileiro, que foram desviadas do acervo presidencial. Além disso, investigações relacionadas às manifestações de 8 de janeiro também envolvem o militar.

A delação de Mauro Cid diz respeito ao inquérito das milícias digitais e a todas as investigações correlatas. Agora, em liberdade, o militar terá que cumprir medidas cautelares alternativas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.

Compartilhe  

últimas notícias