Diário de São Paulo
Siga-nos

Dimas Covas afirma que foi procurado por ministro da Saúde para fornecer 30 milhões de doses da ButanVac

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, confirmou ter sido procurado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para um acordo de fornecimento de 30

Dimas Covas afirma que foi procurado por ministro da Saúde para fornecer 30 milhões de doses da ButanVac
Dimas Covas afirma que foi procurado por ministro da Saúde para fornecer 30 milhões de doses da ButanVac

Redação Publicado em 09/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h30


Ministro disse que compra de doses do imunizante ainda em testes seria ‘direcionamento adequado’ de recursos.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, confirmou ter sido procurado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para um acordo de fornecimento de 30 milhões de doses da vacina ButanVac para o governo federal.

Em coletiva de imprensa nesta quarta (9), Dimas Covas declarou que a conversa com o ministro ocorreu na segunda-feira (7) por mensagem de texto.

“Ele me passou uma mensagem de WhatsApp na segunda-feira perguntando se, na eventualidade de a ButanVac ser aprovada [pela Anvisa], ele poderia fazer a aquisição e, principalmente, mudar uma solicitação anterior de 30 milhões de doses”, disse Covas.

O porta-voz do Butantan, no entanto, negou que haja uma negociação em curso com o Ministério da Saúde para a compra de doses da nova vacina, que ainda está em fase de desenvolvimento no instituto.

“Eu simplesmente respondi ‘perfeitamente, ministro’. Não houve nenhuma troca de negociação, não houve uma reunião, embora essa reunião possa acontecer a qualquer momento. Neste momento, não existe nenhuma negociação, nenhuma oferta em curso”, completou Covas.

Na terça-feira (8), Queiroga foi questionado, na CPI da Covid, sobre a aquisição das vacinas CoronaVac e ButanVac por parte do Ministério da Saúde. Na ocasião, o ministro declarou que a ButanVac é “uma excelente alternativa para o Programa Nacional de Imunizações” e disse que, na segunda-feira, houve uma conversa com Dimas Covas pelo WhatsApp para a compra de doses do imunizante.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias