Diário de São Paulo
Siga-nos
Tragédia no RS

Porto Alegre emite alerta de 'inundação extrema'; veja como está o local agora

O estado do Rio Grande do Sul está vivendo a maior enchente da história

Porto Alegre emite alerta de 'inundação extrema'; veja como está o local - Imagem: reprodução Fotos Públicas
Porto Alegre emite alerta de 'inundação extrema'; veja como está o local - Imagem: reprodução Fotos Públicas

Vitória Tedeschi Publicado em 05/05/2024, às 15h08


Na madrugada deste domingo (5), Porto Alegre emitiu um alerta de 'inundação extrema'. Isso acontece pois, após bater recorde histórico no sábado (4), o nível do Gauíba continuou subindo e chegou aos 5,30 metros.

De acordo com o g1, por volta das 7h de hoje, o lago registrava 5,30 metros, refletindo o impacto das intensas chuvas que têm causado tantas tragédias no Rio Grande do Sul (RS) desde a última segunda-feira (29).

Entretanto, vale citar que até às 9h, uma nova mediçã da Prefeitura de Porto Alegre indicou uma leve redução no nível do Guaíba, que baixou para 5,28 metros. Apesar dessa diminuição, a situação permanece crítica, com a cidade e seus habitantes enfrentando os desafios impostos pela elevação das águas.

No sábado, o Guaíba já havia ultrapassado a marca histórica de 4,76 metros, estabelecida em 1941. Esse registro anterior era considerado o ponto mais alto das cheias na capital gaúcha até então.

As inundações já tiraram a vida de 75 pessoas, outras 101 estão desaparecidas e 155 feridas, de acordo com informações da Defesa Civil. O número de desabrigados e desalojados também é alarmante, somando um total de 95,7 mil pessoas fora de suas casas, sendo 15,1 mil abrigadas em centros de acolhimento e 80,5 mil buscando refúgio com familiares e amigos.

Imagens aéreas mostram a extensão dos danos, com ruas alagadas e áreas urbanas submersas pelo avanço das águas do Guaíba. Veja abaixo:

Compartilhe  

últimas notícias