A Polícia Federal (PF) cumpriu hoje (29) mandado de busca e apreensão, com o objetivo de localizar e apreender uma obra de arte adquirida pela internet,

Redação Publicado em 29/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h27
A Polícia Federal (PF) cumpriu hoje (29) mandado de busca e apreensão, com o objetivo de localizar e apreender uma obra de arte adquirida pela internet, suspeita de ter sido roubada de um museu na Líbia, no ano de 1990.
Segundo a PF, trata-se de uma escultura de mármore de uma cabeça humana, representando Eusculápio (Head of Asclepius), deus grego da cura, do período de 400 a.C.
A solicitação de busca da obra de arte foi feita em comunicação da Interpol Tripoli, na Líbia, ao Escritório Central Nacional da Interpol no Brasil. Conforme a Secretaria-Geral da Interpol, a escultura está inserida na base de dados da organização de obras furtadas ou roubadas.
A PF explica ainda que a obra havia sido retida pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, permanecendo naquela unidade alfandegária de fevereiro a setembro de 2020, mas foi liberada ao comprador da peça, mediante a apresentação dos documentos de importação, não sendo possível verificar a ilicitude do objeto.
De acordo com a PF, a obra de arte será periciada e, caso confirmada sua autenticidade e procedência, será repatriada à Líbia. O comprador será ouvido para esclarecer se sabia da origem da escultura.

.
.
.
AGÊNCIA BRASIL
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas

Virgínia passa mal, faz teste de gravidez e revela resultado

Frente fria traz garoa e frio intenso para São Paulo nesta semana

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação