Diário de São Paulo
Siga-nos

Moraes prorroga prisão de homem que fez ameaças a Lula e a ministros do STF na internet

Ivan Rejane foi preso na última sexta (22) por ordem de Alexandre de Moraes; defesa recorreu. Em vídeo, homem disse que iria 'caçar' ex-presidente, aliados e ministros do Supremo

Moraes prorroga prisão de homem que fez ameaças a Lula e a ministros do STF na internet - Imagem: Divulgação | SCO/STF
Moraes prorroga prisão de homem que fez ameaças a Lula e a ministros do STF na internet - Imagem: Divulgação | SCO/STF

G1 Publicado em 27/07/2022, às 11h18


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou nesta terça-feira (26) por mais cinco dias a prisão temporária de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto.
Ivan Rejane foi preso na semana passada em Belo Horizonte (MG) por ter publicado na internet ameaças ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a aliados do petista e a ministros do STF. A ordem da prisão partiu de Alexandre de Moraes.
No fim de semana, Ivan Rejane passou por uma audiência de custódia, e a Justiça decidiu manter a prisão dele. A defesa, então, pediu ao STFque revogasse a prisão do cliente.
A decisão de Moraes foi tomada a pedido da Polícia Federal e com aval da Procuradoria-Geral da República (PGR). A medida é apontada como necessária para garantir a continuidade das investigações.

Entenda a decisão
Na decisão em que decretou a a prisão, Moraes entendeu que "os fatos apurados revelam que Ivan Rejane Fonte Boa Pinto utiliza suas redes sociais e aplicativos de mensagens para propagar e arregimentar pessoas para seu intento criminoso".
Após a prisão e a busca e apreensão, a PF alegou que a liberdade de Ivan "poderá ensejar sérios prejuízos à investigação, com possível supressão de provas, que podem ser localizadas com o término da análise do material apreendido ou mesmo a comunicação com outros membros do grupo, que ainda não foram identificados, causando a ineficácia das medidas investigativas".
Os policiais apreenderam e ainda analisam documentos e mídias, que podem conter dados relacionados aos fatos investigados.
A PGR concordou com os riscos para a apuração.
"Considerando que a conclusão da perícia técnica pode ensejar a necessidade de novas diligências investigativas urgentes para a coleta de elementos de informação e que a liberdade do custodiado representa concreto risco para a investigação, afigura-se ainda existente o 'periculum libertatis', pelo que a prorrogação da prisão temporária é imprescindível para a eficácia da investigação".

Compartilhe  

últimas notícias