Diário de São Paulo
Siga-nos
Estelionato

Falsos delegados que aplicavam golpes em idosos são presos em São Paulo

Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na capital e Grande SP para desmontar o esquema

Quadrilha movimentou mais de R$1 milhão de reais enganando vítimas idosas - Imagem: Reprodução | Idosos Brasil
Quadrilha movimentou mais de R$1 milhão de reais enganando vítimas idosas - Imagem: Reprodução | Idosos Brasil

Lívia Gennari Publicado em 11/04/2025, às 19h22


Cinco pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Civil de São Paulo realizada nesta semana , que desarticulou uma quadrilha especializada em aplicar golpes bancários contra idosos. Os criminosos se passavam por funcionários de banco e delegados da Polícia Civil para enganar as vítimas e obter seus dados, a fim de extrair dinheiro das contas bancárias.

A ação foi coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e teve mandados cumpridos em São Paulo e no Distrito Federal.

A ação dos golpistas

O golpe começava com uma ligação de um falso funcionário do banco, que informava à vítima - geralmente idosos com mais de 70 anos - sobre uma suposta tentativa de fraude na conta bancária ou cartão de crédito. Na sequência, os criminosos orientavam o idoso a entrar em contato com um “delegado responsável pela investigação do caso”, que nada mais era do que outro golpista envolvido no esquema.

Ao fingirem ser autoridades policiais, os golpistas instruíam as vítimas a colaborar com a suposta apuração do “crime”. O falso delegado pedia informações bancárias, senhas, e até convencia os idosos a realizar transferências ou entregar o cartão a um motoboy enviado pelo grupo.

O esquema era bem estruturado e visava pessoas vulneráveis, como idosos que moram sozinhos ou têm pouca facilidade para lidar com procedimentos bancários digitais. Os criminosos criavam um enredo de investigação minucioso, usavam termos técnicos, e conquistavam a confiança da vítima com muita facilidade.

Polícia fecha o cerco

A ação ocorreu em São Paulo e no Distrito Federal, resultando no cumprimento de três mandados de prisão na capital paulista e dois no DF. Outros envolvidos no esquema foram identificados e devem ser responsabilizados pelos prejuízos causados às vítimas.

Estima-se que o grupo tenha conseguido movimentar cerca de R$ 1 milhão de reais com os golpes aplicados.

Também foram apreendidos celulares, documentos, anotações e comprovantes bancários ligados aos golpes. Com a ofensiva policial, a quadrilha foi desmantelada.

Alerta das autoridades

As autoridades orientam a população, especialmente os idosos, a nunca fornecer dados pessoais ou bancários por telefone, já que nenhum banco ou delegado faz contato direto pedindo dados bancários, senhas ou dinheiro.

Em caso de ligação suspeita, a orientação é desligar imediatamente e procurar a delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência por tentativa de golpe.

Entretanto, caso não consiga realizar o B.O presencialmente, poderá efetuar o mesmo na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil.

A investigação deve continuar para localizar possíveis outras vítimas.


últimas notícias