A Polícia Federal iniciou a Operação Profeta para investigar um possível vazamento de questões do Enem 2025 no Ceará, após alerta do Inep

William Oliveira Publicado em 24/11/2025, às 09h53
No último domingo (23), a Polícia Federal (PF) iniciou a Operação Profeta no estado do Ceará para investigar um possível vazamento relacionado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. A ação foi autorizada pela Justiça Federal e tem como objetivo esclarecer as circunstâncias da divulgação de informações confidenciais sobre o exame.
A operação resultou na apreensão de diversos materiais, que agora passarão por análise detalhada para verificar se houve divulgação antecipada de questões do Enem. A investigação foi motivada por um alerta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, que identificou a circulação de um vídeo em plataforma digital contendo questões semelhantes às aplicadas na prova oficial.
O vídeo foi produzido pelo estudante de medicina Edcley Teixeira, cinco dias antes do exame. Em entrevista ao programa Fantástico, Teixeira afirmou:
"Eu acho importante esclarecer para a sociedade que eu não cometi fraude e que não agi de má fé".
O conteúdo do vídeo apresenta questões que mostram semelhança com aquelas do Enem, gerando suspeitas de possível fraude em um evento educacional de grande relevância nacional. As três questões apontadas são:
A Polícia Federal reforçou que o objetivo da operação é identificar os responsáveis pela possível fraude, apurar quem divulgou as informações indevidamente e investigar possíveis conexões com outras atividades criminosas relacionadas.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa