Diário de São Paulo
Siga-nos
TRAGÉDIA

CONTEÚDO SENSÍVEL: Avião cai no Amazonas e deixa pelo menos 14 mortos

Pesca esportiva termina em tragédia em Barcelos-AM

Avião cai no Amazonas e deixa pelo menos 14 mortos - Imagem: Divulgação
Avião cai no Amazonas e deixa pelo menos 14 mortos - Imagem: Divulgação

Marina Roveda Publicado em 17/09/2023, às 08h13


Um trágico acidente envolvendo um avião de pequeno porte ocorreu neste sábado (16) em Barcelos, no interior do Amazonas, resultando na morte de pelo menos 14 pessoas, incluindo 12 passageiros e 2 tripulantes. O avião havia decolado de Manaus e estava transportando turistas que se dirigiam a Barcelos para praticar pesca esportiva no rio Amazonas, uma atividade popular na região nesta época do ano. Tradicionalmente, os pescadores participam de competições para ver quem captura os maiores peixes, com os animais sendo posteriormente devolvidos à natureza.

Segundo informações do governo do Amazonas, o piloto tentou pousar no aeroporto de Barcelos, mas a aeronave acabou colidindo durante a tentativa de aterrissagem. Investigadores do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) em Manaus foram acionados para investigar as causas do acidente. As fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias podem ter contribuído para o acidente, já que dois aviões que partiram anteriormente retornaram a Manaus devido à tempestade.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que a aeronave estava em situação regular. Tratava-se de um avião bimotor turboélice Embraer EMB-110 "Bandeirante", operado pela empresa Manaus Aerotáxi.

A empresa emitiu uma nota lamentando profundamente o acidente e reiterou que estava em conformidade com todos os requisitos de voo. A empresa afirmou que cooperará com as investigações para determinar as causas da queda da aeronave. Os corpos das vítimas foram levados para a quadra de uma escola em Barcelos e serão transportados para Manaus.

Compartilhe  

últimas notícias