Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Vacinação contra a gripe é prorrogada em São Paulo

Fique atento! O imunizante está disponível para pessoas acima de seis meses

A vacinação contra a gripe foi prorrogada. - Imagem: reprodução I Freepik
A vacinação contra a gripe foi prorrogada. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 31/08/2023, às 14h29


No estado de São Paulo, a vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de setembro e está disponível para pessoas acima de seis meses.

De acordo com informações do portal Folha, o anúncio aconteceu por meio da Secretaria de Estado da Saúde diante da cobertura vacinal atingindo 49,5% em meados de agosto, porcetagem que está longe da meta, que é 90%. 

Nos primeiros meses do ano, foram aplicadas 6,1 milhões de doses da vacina, que, com a prorrogação constante da campanha, o número chegou a mais 6,5 milhões de aplicações. O resultado positivo fez com que, em seu total, mais de 12 milhões de brasileiros se protegessem. 

A Secretaria da Saúde registrou cerca de 241 óbitos por causa de casos graves decorrentes da infecção dos diversos tipos de vírus influenza. A vacina, por sua vez, é eficaz para evitar o agravamento da doença. 

Com a alta capacidade de mutação do vírus, é necessário tomar uma dose do imunizante todos os anos, fazendo com que o organismo crie anticorpos contra a infecção e estimule a memória das celulas, aprendendo a lidar com o vírus.  

Compartilhe  

últimas notícias