Diário de São Paulo
Siga-nos
TEMPORAL

Rodovia Mogi-Bertioga é interditada após deslizamento

Bloqueio é resultado de um deslizamento de talude na via, que conecta a região do Alto Tietê à costa norte paulista

Rodovia Mogi-Bertioga é interditada após deslizamento - Imagem: Divulgação / Artesp
Rodovia Mogi-Bertioga é interditada após deslizamento - Imagem: Divulgação / Artesp

William Oliveira Publicado em 27/12/2024, às 08h00


A Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098) encontra-se com interdições parciais no quilômetro 85, sentido sul, desde a madrugada desta sexta-feira (27). O bloqueio é resultado de um deslizamento de talude na via, que conecta a região do Alto Tietê ao litoral do norte paulista.

Informações da Defesa Civil indicam que equipes da Concessionária Novo Litoral (CNL) estão trabalhando no local para realizar a limpeza e restabelecer as condições de tráfego.

De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o fluxo de veículos no sentido norte está sendo controlado por meio do sistema "Pare e Siga".

O incidente ocorreu por volta das 3h da manhã, quando o talude deslizou, deixando detritos na pista.

Outras ocorrências relacionadas

A Defesa Civil também relatou que sete municípios do estado enfrentaram ou ainda enfrentam problemas devido às fortes chuvas que começaram na quinta-feira (26). Confira a lista dos municípios afetados:

  1. Caieiras – Alagamentos e interdição da Rodovia Tancredo de Almeida Neves, além de quedas de postes e árvores.
  2. Campinas – Registros de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos em vias públicas.
  3. Campo Limpo Paulista – Deslizamentos de terra em áreas residenciais e pontos alagados.
  4. Francisco Morato – Deslizamentos que impactaram cinco residências, além de alagamentos e quedas de árvores.
  5. Franco da Rocha – Extravasamento de córrego e áreas alagadas.
  6. São Paulo – Relatos de alagamentos e quedas de árvores.
  7. Bertioga – Deslizamento de terra resultando em interdição parcial da Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098).

Nesta manhã, o Governo do Estado de São Paulo estabeleceu um gabinete de crise presencial para acompanhar a situação das chuvas em todo o estado. A estrutura permanecerá em operação até esta sexta-feira. Anteriormente, o gabinete estava em funcionamento remoto desde terça-feira (24/12).

Orientações da Defesa Civil

A Defesa Civil disponibilizou recomendações para a população durante este período crítico:

  • Evitar permanecer em locais abertos, como praias e campos de futebol.
  • Manter distância de objetos altos e isolados, como árvores e postes.
  • No momento da chuva, afastar-se de eletrodomésticos conectados à rede elétrica.
  • Evitar tomar banho durante tempestades.
  • Cuidado com ventos fortes e possíveis quedas de árvores ou estruturas.
  • Nunca tentar atravessar enxurradas ou andar por áreas alagadas.
  • Se estiver em área com encostas, fique atento a sinais como rachaduras ou movimentação do solo.
  • Caso um fio energizado caia sobre seu veículo, permaneça dentro do carro e contate os serviços de emergência.

Para receber alertas da Defesa Civil, os cidadãos podem enviar um SMS com o CEP da sua região para o número 40199 ou acompanhar as atualizações nas redes sociais pelo @defesacivilsp.


últimas notícias