Diário de São Paulo
Siga-nos
Crise Hídrica

Reservatórios de São Paulo atingem níveis críticos após estiagem

Os principais sistemas de abastecimento, como Cantareira e Alto Tietê, apresentam índices alarmantes

Os principais sistemas de abastecimento, como Cantareira e Alto Tietê, apresentam índices alarmantes - Imagem: Reprodução / Rovena Rosa / Agência Brasil
Os principais sistemas de abastecimento, como Cantareira e Alto Tietê, apresentam índices alarmantes - Imagem: Reprodução / Rovena Rosa / Agência Brasil

Gabriela Thier Publicado em 07/10/2025, às 18h42


Os reservatórios que garantem o abastecimento de água em São Paulo enfrentam uma situação alarmante, após um prolongado período de estiagem. Dados divulgados nesta terça-feira (7), revelam que o volume total armazenado nos reservatórios está em apenas 29,9% da capacidade máxima, um índice que está muito abaixo do nível considerado ideal para a operação, que deveria ser superior a 60%.

A análise dos principais sistemas de abastecimento mostra os seguintes índices:

  • Cantareira: 26,8%
  • Alto Tietê: 23,7%
  • Guarapiranga: 45,7%

Esses números evidenciam a gravidade da situação atual e levantam preocupações sobre a continuidade do abastecimento no estado. Especialistas alertam para a necessidade de medidas urgentes para a gestão dos recursos hídricos e o planejamento estratégico para enfrentar possíveis crises futuras.


últimas notícias