Diário de São Paulo
Siga-nos
LITORAL

Prédio do litoral de SP é evacuado devido a cisalhamento; entenda o que é

O Corpo de Bombeiros identificou cisalhamento em três pilares da construção

O Corpo de Bombeiros identificou cisalhamento em três pilares da construção - Imagem: Reprodução/TV Globo News
O Corpo de Bombeiros identificou cisalhamento em três pilares da construção - Imagem: Reprodução/TV Globo News

Ana Rodrigues Publicado em 15/02/2024, às 09h40


Na última terça-feira (13), um prédio residencial na Praia Grande, litoral de São Paulo, foi evacuado às pressas após o Corpo de Bombeiros afirmar que houve um cisalhamento de três pilares.

Mas afinal, o que é cisalhamento?

De acordo com o UOL, o cisalhamento é a relação de tensão-deformação de um corpo. A deformação é a mudança no tamanho e na forma de um corpo quando uma força é aplicada nele.

Por consequência, deformações por cisalhamento provocam mudança no formato do corpo. Em uma viga, o concreto está sujeito à tensão de cisalhamento, ou tensão tangencial, que é justamente o tipo de tensão gerada ou por forças aplicadas em sentidos iguais ou opostos, em direções semelhantes, mas com intensidade diferentes.

As tensões de cisalhamento ocorrem em ambos os planos, horizontal e vertical.

A distribuição dessas tensões podem ser calculada através de fórmulas matemáticas. E, no caso da fórmula do cisalhamento, ela é usada para encontrar a tensão de cisalhamento. Assim, pode-se descobrir a tensão de cisalhamento máxima em vigas.

Porém, deformações e rupturas são o resultado de uma combinação de efeitos, ou seja, a tensão máxima de cisalhamento não define a ruptura, mas sim uma combinação de tensões.

Compartilhe  

últimas notícias