Diário de São Paulo
Siga-nos
Segurança Viária

Novos radares começam a multar motoristas no Alto Tietê a partir desta terça-feira

Nove equipamentos entram em operação em rodovias de Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba-Mirim e Santa Isabel; fiscalização passa a valer à meia-noite, segundo o DER-SP.

A medida tem como objetivo reforçar a segurança viária - Imagem: Reprodução
A medida tem como objetivo reforçar a segurança viária - Imagem: Reprodução

Ana Beatriz Publicado em 16/12/2025, às 09h08


Motoristas que trafegam pelas rodovias do Alto Tietê devem redobrar a atenção a partir da 0h desta terça-feira (16). Nove novos radares entram em operação na região como parte da ampliação da fiscalização eletrônica promovida pelo Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), que ativa, ao todo, 21 equipamentos em estradas estaduais neste lote.

Em Suzano, a Rodovia Índio Tibiriçá (SP-031) concentra três novos pontos de fiscalização, nos quilômetros 57,6, 59,7 e 66,2, todos com limite máximo de 40 km/h. Ainda no município, a Estrada Velha Índio Tibiriçá (SPA 058/031) passa a ter um radar no quilômetro 5,6, também com limite de 40 km/h.

Na Rodovia Mogi-Salesópolis (SP-088), dois equipamentos começam a funcionar: um no quilômetro 61, em Mogi das Cruzes, e outro no quilômetro 68, em Biritiba-Mirim, ambos com velocidade máxima permitida de 40 km/h. Já em Santa Isabel, a Rodovia Prefeito Joaquim Simão (SP-056) recebe dois radares, nos quilômetros 63,4, com limite de 60 km/h, e 65,2, onde a velocidade máxima é de 40 km/h. Em Mogi das Cruzes, a Estrada das Varinhas (SP-039) passa a contar com um radar no quilômetro 47,5, com limite de 40 km/h.

Segundo o DER-SP, os equipamentos estão devidamente sinalizados e passam a autuar motoristas que excederem os limites estabelecidos para cada trecho. Em nota, o órgão informou que a medida tem como objetivo reforçar a segurança viária, reduzir acidentes e preservar vidas nas rodovias estaduais não concedidas.

A ativação dos radares faz parte de um contrato que prevê a instalação de 649 dispositivos em todo o estado. Com essa nova etapa, 545 radares estarão em funcionamento em São Paulo. No Alto Tietê, a fiscalização eletrônica vem sendo intensificada desde o fim do ano passado, quando novos equipamentos já haviam sido ligados em rodovias como a Mogi-Salesópolis, a Índio Tibiriçá e a Estrada das Varinhas.

Com o início da operação, o DER orienta que os condutores respeitem a sinalização e os limites de velocidade, especialmente em trechos urbanos e de maior risco de acidentes.


últimas notícias