Nove equipamentos entram em operação em rodovias de Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba-Mirim e Santa Isabel; fiscalização passa a valer à meia-noite, segundo o DER-SP.

Ana Beatriz Publicado em 16/12/2025, às 09h08
Motoristas que trafegam pelas rodovias do Alto Tietê devem redobrar a atenção a partir da 0h desta terça-feira (16). Nove novos radares entram em operação na região como parte da ampliação da fiscalização eletrônica promovida pelo Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), que ativa, ao todo, 21 equipamentos em estradas estaduais neste lote.
Em Suzano, a Rodovia Índio Tibiriçá (SP-031) concentra três novos pontos de fiscalização, nos quilômetros 57,6, 59,7 e 66,2, todos com limite máximo de 40 km/h. Ainda no município, a Estrada Velha Índio Tibiriçá (SPA 058/031) passa a ter um radar no quilômetro 5,6, também com limite de 40 km/h.
Na Rodovia Mogi-Salesópolis (SP-088), dois equipamentos começam a funcionar: um no quilômetro 61, em Mogi das Cruzes, e outro no quilômetro 68, em Biritiba-Mirim, ambos com velocidade máxima permitida de 40 km/h. Já em Santa Isabel, a Rodovia Prefeito Joaquim Simão (SP-056) recebe dois radares, nos quilômetros 63,4, com limite de 60 km/h, e 65,2, onde a velocidade máxima é de 40 km/h. Em Mogi das Cruzes, a Estrada das Varinhas (SP-039) passa a contar com um radar no quilômetro 47,5, com limite de 40 km/h.
Segundo o DER-SP, os equipamentos estão devidamente sinalizados e passam a autuar motoristas que excederem os limites estabelecidos para cada trecho. Em nota, o órgão informou que a medida tem como objetivo reforçar a segurança viária, reduzir acidentes e preservar vidas nas rodovias estaduais não concedidas.
A ativação dos radares faz parte de um contrato que prevê a instalação de 649 dispositivos em todo o estado. Com essa nova etapa, 545 radares estarão em funcionamento em São Paulo. No Alto Tietê, a fiscalização eletrônica vem sendo intensificada desde o fim do ano passado, quando novos equipamentos já haviam sido ligados em rodovias como a Mogi-Salesópolis, a Índio Tibiriçá e a Estrada das Varinhas.
Com o início da operação, o DER orienta que os condutores respeitem a sinalização e os limites de velocidade, especialmente em trechos urbanos e de maior risco de acidentes.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo