Projeto piloto vale por seis meses e deve ser ampliado às linhas 2-Verde e 15-Prata até o fim de dezembro

por Marina Milani
Publicado em 01/12/2025, às 08h24
As linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo passaram a aceitar, nesta segunda-feira (1º), cartões de crédito e débito com tecnologia por aproximação diretamente nas catracas. A funcionalidade faz parte de um projeto piloto, previsto inicialmente para durar seis meses, e que poderá ser prorrogado de acordo com a avaliação da demanda e dos ajustes necessários.
A fase de testes começou pelas duas linhas mais movimentadas do sistema e será expandida ao longo de dezembro para a 2-Verde e a 15-Prata. Serão aceitos cartões de todas as bandeiras — Mastercard, Visa e Elo — desde que habilitados para pagamento por aproximação.
Durante o piloto, cada cartão poderá liberar apenas uma passagem por vez, e haverá intervalo mínimo de 30 minutos para que o mesmo usuário utilize novamente o meio de pagamento em outra catraca. O Metrô informou que esse tempo poderá ser reduzido após análise dos primeiros dias de operação.
Cada estação terá ao menos um bloqueio exclusivo para o uso dos cartões físicos de débito e crédito. Por enquanto, não serão aceitos cartões virtuais armazenados em celulares ou relógios inteligentes. Nas estações de maior movimento, funcionários treinados orientarão os passageiros.
A escolha entre débito ou crédito não poderá ser feita no momento da passagem. Segundo o Metrô, a cobrança seguirá “a função definida pela instituição bancária do usuário”, que automaticamente selecionará a modalidade.
Estações que já aceitam pagamento por cartão
Linha 1-Azul: Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo–Ayrton Senna, Santana, Carandiru, Portuguesa–Tietê, Armênia, Tiradentes, Luz, São Bento, Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde–Ultrafarma, São Judas, Conceição.
Linha 3-Vermelha: Palmeiras–Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República, Anhangabaú, Sé, Pedro II, Brás, Bresser–Mooca, Tatuapé, Carrão–Assaí Atacadista, Penha–Lojas Besni, Vila Matilde, Guilhermina–Esperança, Patriarca–Vila Ré, Artur Alvim, Corinthians–Itaquera.
Estações que receberão o sistema ainda em dezembro
Linha 2-Verde: Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Brigadeiro, Chácara Klabin, Santos–Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí, Vila Prudente.
Linha 15-Prata: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Jardim Colonial.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa

TSE manda apagar posts de integrantes do PT que relacionavam Flávio Bolsonaro ao Comando Vermelho