Diário de São Paulo
Siga-nos

Metrô de SP libera opção que agiliza embarque e pode cortar tempo de espera; veja como usar

Projeto piloto vale por seis meses e deve ser ampliado às linhas 2-Verde e 15-Prata até o fim de dezembro

Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Imagem: Reprodução | Agência Brasil

por Marina Milani

Publicado em 01/12/2025, às 08h24


As linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo passaram a aceitar, nesta segunda-feira (1º), cartões de crédito e débito com tecnologia por aproximação diretamente nas catracas. A funcionalidade faz parte de um projeto piloto, previsto inicialmente para durar seis meses, e que poderá ser prorrogado de acordo com a avaliação da demanda e dos ajustes necessários.

A fase de testes começou pelas duas linhas mais movimentadas do sistema e será expandida ao longo de dezembro para a 2-Verde e a 15-Prata. Serão aceitos cartões de todas as bandeiras — Mastercard, Visa e Elo — desde que habilitados para pagamento por aproximação.

Durante o piloto, cada cartão poderá liberar apenas uma passagem por vez, e haverá intervalo mínimo de 30 minutos para que o mesmo usuário utilize novamente o meio de pagamento em outra catraca. O Metrô informou que esse tempo poderá ser reduzido após análise dos primeiros dias de operação.

Cada estação terá ao menos um bloqueio exclusivo para o uso dos cartões físicos de débito e crédito. Por enquanto, não serão aceitos cartões virtuais armazenados em celulares ou relógios inteligentes. Nas estações de maior movimento, funcionários treinados orientarão os passageiros.

A escolha entre débito ou crédito não poderá ser feita no momento da passagem. Segundo o Metrô, a cobrança seguirá “a função definida pela instituição bancária do usuário”, que automaticamente selecionará a modalidade.

Estações que já aceitam pagamento por cartão

Linha 1-Azul: Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo–Ayrton Senna, Santana, Carandiru, Portuguesa–Tietê, Armênia, Tiradentes, Luz, São Bento, Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde–Ultrafarma, São Judas, Conceição.

Linha 3-Vermelha: Palmeiras–Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República, Anhangabaú, Sé, Pedro II, Brás, Bresser–Mooca, Tatuapé, Carrão–Assaí Atacadista, Penha–Lojas Besni, Vila Matilde, Guilhermina–Esperança, Patriarca–Vila Ré, Artur Alvim, Corinthians–Itaquera.

Estações que receberão o sistema ainda em dezembro

Linha 2-Verde: Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Brigadeiro, Chácara Klabin, Santos–Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí, Vila Prudente.

Linha 15-Prata: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Jardim Colonial.


últimas notícias