Com 17,6 km de extensão, a Linha 19-Celeste conectará Anhangabaú a Guarulhos, atendendo 630 mil passageiros diariamente

William Oliveira Publicado em 01/04/2025, às 08h00
O Governo do Estado de São Paulo declarou de utilidade pública uma área superior a 308 metros quadrados, iniciando o processo de desapropriação de imóveis para a construção do Pátio Vila Medeiros. O pátio será um complexo operacional da Linha 19-Celeste do metrô, que ligará a capital paulista a Guarulhos.
A decisão, formalizada pela Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), foi publicada no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (31). A área está situada na avenida Mário Haberfeld, onde diversos imóveis serão demolidos para viabilizar as obras.
O documento oficial destaca o caráter urgente das desapropriações, visando acelerar a implantação do pátio e o avanço do projeto metroviário.
A Linha 19-Celeste terá 17,6 quilômetros de extensão, conectando as estações Anhangabaú, no centro de São Paulo, e Bosque Maia, em Guarulhos. O trajeto contará com 15 estações e a licitação foi aberta em março deste ano.
A expectativa é que a nova linha atenda cerca de 630 mil passageiros diariamente. O edital também prevê a construção do Pátio Vila Medeiros como centro operacional do trecho.
Os contratos da licitação serão divididos em três lotes, com publicações iniciais programadas para 4 de junho. O investimento total estimado no projeto é de R$ 19,5 bilhões.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

Carol Barcellos vence fuso e falta de espaço em treino intenso em Tóquio

VÍDEO: pastor é flagrado fazendo sexo com menor de idade nos fundos de igreja

CBF notifica 99, BYD, Bradesco e Nubank por suposto marketing de emboscada durante a Copa

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa