Selecionados terão a responsabilidade de oferecer suporte a colegas com dificuldades nas disciplinas de português e matemática

William Oliveira Publicado em 28/01/2025, às 09h49
O governo do Estado de São Paulo anunciou a seleção de 12 mil alunos do 3º ano do ensino médio para atuar como monitores nas escolas da rede estadual. Os selecionados terão a responsabilidade de oferecer suporte a colegas com dificuldades nas disciplinas de português e matemática, recebendo bolsas mensais que variam entre R$ 296,16 e R$ 555,30, conforme a carga horária dedicada.
A iniciativa, idealizada pela Secretaria da Educação, foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em agosto de 2024. As inscrições para os interessados em participar do programa serão abertas entre os dias 10 e 25 de fevereiro, através da Secretaria Escolar Digital (SED).
Para se candidatar, os estudantes devem estar no 3º ano do ensino médio e ter mantido uma frequência escolar superior a 85% no último ano letivo. A seleção será baseada no desempenho acadêmico, avaliado pelas notas no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e em uma entrevista com uma banca examinadora da escola. A lista dos selecionados será divulgada até 7 de março, e o início das atividades de monitoria está previsto para o dia 10 do mesmo mês.
A remuneração varia conforme a carga horária: os alunos que dedicarem 8 horas semanais receberão R$ 296,16, enquanto aqueles que atuarem por 16 horas receberão R$ 555,30 mensais.
Este projeto faz parte da mesma legislação que criou o Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), oferecendo aos alunos da rede estadual a possibilidade de estagiar em áreas relacionadas aos seus cursos profissionalizantes, com uma remuneração de até R$ 1.000. A gestão das vagas de estágio é responsabilidade da Secretaria da Educação, que firmou parcerias com associações e empresas para viabilizar as oportunidades.
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) foi contratado para administrar os processos seletivos, num contrato publicado no Diário Oficial em 27 de janeiro, totalizando R$ 9 milhões com dispensa de licitação.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Linha 7-Rubi tem operação reduzida após problemas ferroviários e medidas de segurança em São Paulo

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Brasil encerra preparação para enfrentar Escócia com Neymar disponível e dúvida no ataque

Linha 7-Rubi tem operação reduzida após problemas ferroviários e medidas de segurança em São Paulo

Tráfego Pago vs. Orgânico: Quando vale a pena investir dinheiro em anúncios?

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder