Diário de São Paulo
Siga-nos
VIOLÊNCIA

Feminicídios e estupros disparam em São Paulo no primeiro semestre de 2025

São Paulo enfrenta um semestre letal, com aumento de 24% nos feminicídios e 12% nos homicídios dolosos

Em contraste, os crimes patrimoniais apresentaram redução expressiva - Imagem gerada por IA
Em contraste, os crimes patrimoniais apresentaram redução expressiva - Imagem gerada por IA

William Oliveira Publicado em 01/08/2025, às 13h23


O estado de São Paulo registrou um aumento preocupante nos crimes violentos contra a vida durante o primeiro semestre de 2025, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) na última quinta-feira (31).

Entre janeiro e junho deste ano, foram contabilizados 129 feminicídios, cinco a mais que no mesmo período do ano passado — um aumento de 4%. Na capital paulista, o cenário é ainda mais alarmante: o número de mulheres assassinadas subiu de 25 para 31, o que representa uma alta de 24%.

Também houve crescimento nos casos de estupro. No estado, o total de vítimas passou de 7.102 para 7.254. Na capital, os registros aumentaram de 1.441 para 1.487, uma elevação de 3%.

Os homicídios dolosos — cometidos com intenção de matar — também registraram alta. Foram 1.241 casos no estado, contra 1.230 no mesmo período de 2024, um crescimento de 0,8%. Na cidade de São Paulo, o aumento foi mais acentuado: 12%, com 248 ocorrências em 2025 frente a 221 no primeiro semestre do ano passado.

Em contraste, os crimes patrimoniais apresentaram redução expressiva. O número de roubos no estado caiu de 100.978 para 85.530 — uma diminuição de 15%. Na capital, os registros passaram de 22.131 para 19.176, uma queda de 13%.

Os latrocínios — roubos seguidos de morte — também apresentaram retração: 69 casos foram registrados em 2025, contra 89 no mesmo período de 2024, o que representa uma queda de 22%.


últimas notícias