Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Dengue: capital de SP decreta estado de emergência para a doença

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) assinou o decreto nas primeiras horas desta manhã

Dengue: capital de SP decreta estado de emergência para a doença - Imagem: reprodução freepik
Dengue: capital de SP decreta estado de emergência para a doença - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 18/03/2024, às 14h28


Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de São Paulo tomou a decisão de decretar estado de emergência diante do agravamento da dengue na capital da cidade. O prefeito Ricardo Nunes (MDB)assinou o decreto nas primeiras horas desta manhã, e a medida será oficializada por meio de uma edição extraordinária do Diário Oficial.

Atualmente, a taxa de incidência da dengue na capital paulista está em 543 casos para cada 100 mil habitantes, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. Isso representa um total de 62.187 casos registrados.

Conforme informa o portal Metrópoles, esses números indicam uma situação preocupante, já que a partir de 300 diagnósticos, considera-se uma epidemia. Também vale ressaltar que apesar do painel registrar 8 mortes por dengue na capital, a prefeitura informa que já foram confirmados pelo menos 11 óbitos causados pela doença desde o início do ano.

Veja os sintomas da dengue

  • Febre alta repentina: A febre causada pela dengue geralmente é abrupta e pode atingir temperaturas elevadas, muitas vezes acima de 39°C.
  • Dor de cabeça intensa: A dor de cabeça associada à dengue pode ser grave e persistente, muitas vezes localizada atrás dos olhos.
  • Dores musculares e articulares: Muitas pessoas com dengue experimentam dores musculares e articulares intensas, que podem ser tão graves que dão a sensação de quebra.
  • Dor atrás dos olhos: A dor ocular é comum na dengue e pode ser bastante desconfortável, especialmente ao mover os olhos.
  • Náuseas e vômitos: A dengue pode causar sintomas gastrointestinais, incluindo náuseas e vômitos.
  • Manchas vermelhas na pele: Cerca de 2 a 5 dias após o início dos sintomas, muitas pessoas com dengue desenvolvem manchas vermelhas ou pontos na pele, conhecidos como "rash".
  • Fadiga e fraqueza: A dengue pode causar fadiga significativa e fraqueza, afetando a capacidade de realizar atividades diárias.

É importante observar que os sintomas da dengue podem variar de leves a graves e podem se assemelhar a outras doenças virais, como a gripe. Em casos graves, a dengue pode levar a complicações sérias, como dengue hemorrágica ou síndrome de choque da dengue, que requerem atenção médica imediata.

Compartilhe  

últimas notícias