Homens saíram para pedalar em Juquitiba e podem ter seguido curso de rio até área de mata em Peruíbe; último contato foi pedido de ajuda à família

Letícia Sales Publicado em 18/01/2026, às 17h24
O desaparecimento de dois ciclistas durante uma trilha no interior de São Paulo mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros há quatro dias. Gilberto Alves, de 62 anos, e Carlos Gomes Pereira, de 58, não são vistos desde a última quarta-feira (14), quando saíram para pedalar em uma região de mata em Juquitiba, na Grande São Paulo.
Segundo familiares, a pedalada começou por volta das 9h. O último contato ocorreu às 15h do mesmo dia, quando Gilberto enviou uma mensagem ao cunhado relatando que estava perdido. Desde então, não houve novas informações sobre o paradeiro da dupla.
Ana Carolina Almeida, filha de Gilberto, relatou que o pai tinha o hábito de andar de bicicleta, mas não conhecia bem a região. Já Carlos, amigo que o acompanhava, tinha mais experiência em trilhas. “Eles levaram apenas água. Estamos inconformados, é muito difícil não ter notícias”, disse.
O Corpo de Bombeiros foi acionado na quinta-feira (15) e iniciou as buscas imediatamente. De acordo com o 6º Grupamento de Bombeiros, os ciclistas entraram pela Estrada do Jacuba, em Juquitiba, seguindo em direção à Trilha da Pedra Lisa, na Serra do Mar. O objetivo do trajeto seria chegar à Cachoeira da Salete.
A análise da topografia da região levou os bombeiros a concluir que os homens podem ter seguido em direção ao Rio São Lourencinho, que corta áreas de mata fechada e deságua no município de Peruíbe, no litoral sul do estado. Com base nessa hipótese, as equipes passaram a concentrar as buscas ao longo do curso do rio.
Neste domingo (18), bombeiros do 6º e do 18º Grupamentos seguem realizando varreduras minuciosas na mata, subindo o Rio São Lourencinho até a região da cachoeira. As operações envolvem buscas terrestres em áreas de difícil acesso.
A família acompanha com apreensão o trabalho das equipes e mantém a esperança de encontrar os ciclistas com vida. As autoridades pedem que qualquer informação que possa ajudar nas buscas seja repassada imediatamente aos bombeiros ou à polícia.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo