Com 5 focos ainda em atividade, o combate às chamas segue intenso
Sabrina Oliveira Publicado em 16/09/2024, às 15h08
Mesmo com as chuvas que atingem várias regiões do estado, São Paulo ainda enfrenta um cenário crítico de incêndios. Nesta segunda-feira (16), a Defesa Civil informou que cinco focos ativos continuam a desafiar os esforços de combate em Bananal, Castilho, Itirapuã, Mococa e Tapiratiba. Apesar da chuva em diversas áreas, o estado mantém 48 municípios em alerta máximo para queimadas.
No início da manhã, a Defesa Civil estava empenhada em controlar 11 focos de incêndio no estado. Além das áreas atualmente em chamas, outras cidades como Amparo, Borborema, Brotas, Espírito Santo do Pinhal, Tambaú e Vinhedo também estavam enfrentando incêndios. O combate às chamas é intensificado com o uso de 10 aeronaves, incluindo seis de asa fixa e quatro de asa rotativa.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo confirmou que, de acordo com imagens de radar, a chuva tem sido registrada em Presidente Prudente, Araçatuba, Bauru, Jaú, Botucatu, Sorocaba, Registro, São Paulo, Piracicaba e Baixada Santista. A instabilidade atmosférica que se desloca da região de São Roque para a Grande São Paulo trouxe precipitações variando de fracas a moderadas.
O Mapa de Risco de Incêndio, uma ferramenta crucial para o monitoramento de queimadas, indica grau máximo de risco em partes do território norte paulista. Para enfrentar a situação, o governo estadual empregou uma operação aérea sem precedentes, com 20 aeronaves em ação no último sábado, superando o recorde anterior de 14 aeronaves.
Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam um número alarmante de focos de incêndio em setembro: 1.783, o que é quase cinco vezes o total registrado no mesmo mês do ano passado. Agosto também foi um mês crítico, com um recorde de 3.612 focos. A Defesa Civil, junto com as Defesas Civis Municipais, intensifica medidas preventivas, como vistorias e campanhas de conscientização, e recomenda cuidados para a saúde da população, como ingestão de água e proteção contra a fumaça.
Leia também
Das antigas paixões ao crush contemporâneo – amor, uma história que se repete
Carnaval: 11 ideias de fantasias criativas (e baratas) para crianças
Atirador em shopping de Idaho, nos EUA, morre devido a ferimentos
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
Polícia Civil de SP faz maior apreensão de drogas do ano: mais de uma tonelada
Cadê os famosos? O enigma das celebridades nas eleições
Moraes aprova regime semiaberto para o ex-deputado Daniel Silveira
Anielle demite secretário após descobrir vínculo com Silvio Almeida
Vereador eleito sofre infarto fatal durante apuração de votos no Piauí
Donald Trump afirma que imigrantes carregam "genes ruins"