Diário de São Paulo
Siga-nos
Tempestade

Tragédia na Líbia: mais de 2 mil mortos e estão 10 mil desaparecidos

O número de mortos pode passar de 2,5 mil e o de desaparecidos também deve aumentar

Tragédia na Líbia: Mais de 2 mil mortos e 10 mil desaparecidos após devastadora tempestade - Imagem: Reprodução Twitter@tvcultura
Tragédia na Líbia: Mais de 2 mil mortos e 10 mil desaparecidos após devastadora tempestade - Imagem: Reprodução Twitter@tvcultura

Lillia Soares Publicado em 12/09/2023, às 16h59


Inundações catastróficas na Líbia, desencadeadas por uma imensa tempestade no Mediterrâneo, causaram a triste morte de mais de 2.000 pessoas, além de deixar mais de 10.000 indivíduos desaparecidos.

Dentre as áreas mais impactadas, destaca-se a cidade costeira de Derna, onde aproximadamente um quarto do município foi arrasado devido às intensas chuvas e ao colapso de barragens.

“Os corpos estão por toda parte - na água, nos vales, sob os edifícios", disse Hichem Chkiouat, ministro da Aviação Civil e integrante do Comitê de Emergência, criado após as enchentes. De acordo com ele, o trágico balanço de mortos pode superar 2,5 mil pessoas, e é provável que o número de desaparecidos continue a aumentar.

Segundo informações do G1, a tempestade mediterrânea Daniel, que assolou a Líbia no domingo (10), causou inundações generalizadas, transformando ruas em rios, invadindo residências, devastando edifícios, capotando veículos e arrastando moradores. Além de Derna, outras cidades afetadas incluem Benghazi, Sousse, Al Bayda e Al-Marj 

Antes de atingir a Líbia, a tempestade Daniel causou estragos em nações como Grécia, Turquia e Bulgária.

Além disso, atualmente, a tempestade está posicionada sobre o Egito, com a intensidade das chuvas e dos ventos diminuindo. No entanto, as autoridades locais permanecem em alerta, preocupadas com a situação.

A Líbia solicitou assistência internacional para auxiliar na recuperação após essa tragédia. Países como os Estados Unidos e a Turquia responderam ao apelo, enviando aeronaves carregadas com suprimentos para ajudar a nação africana.

Compartilhe  

últimas notícias