
por Leandro Mazzini com Leonel Rocha, Walmor Parente, Carolina Freitas e Tom Camilo
Publicado em 17/08/2023, às 18h59 - Atualizado em 18/08/2023, às 18h59
A entrada da Polícia Federal na investigação das causas do apagão nacional na rede da Eletrobras, na terça-feira, reforçou a tese de sabotagem dentro da companhia recém-capitalizada. Até ontem a direção da empresa, com conhecido controle rígido de suas atividades, não entendeu o que aconteceu no desligamento do ramal Norte-Nordeste.
Além disso, há uma guerra velada entre os novos sócios e o Governo Federal – cujo Ministério de Minas e Energia pediu oficialmente a suspensão do plano de demissão voluntária de 1,5 mil funcionários proposto pela nova gestão, e foi desdenhado. A Coluna tem ouvido há meses de servidores casos de contratação de terceirizados sem experiências, com incidentes variados relatados semanalmente e até uma morte causada por choque há dois meses numa subestação.
No início do ano, publicamos que os novos sócios sinalizaram com bandeira branca para o Governo. Pelo visto, deu curto-circuito.
Adilson Barroso, fundador do PEN e depois do Partido Patriota – aquela legenda pela qual Jair Bolsonaro seria lançado em 2018 – criou uma rede social para atrair futuros candidatos e debater a centro-direita. A Redebuck, para celulares android e IOS.
Polêmica do ano na pequena São Bento do Sapucaí, cidade cravada na Serra da Mantiqueira no interior paulista. A Câmara Municipal aprovou e a prefeita sancionou a Lei que dá o nome do Portal da cidade ao filho ilustre o ex-deputado integralista Plinio Salgado. Mas a esquerda chiou. A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) acionou a Justiça questionando a homenagem.
Surpresa na votação do Marco Legal dos Games no plenário do Senado. Após oito meses de tramitação na Casa, com a passagem pela CAE, a senadora Leila do Vôlei (PSB-DF) apresentou, na hora da votação, requerimento solicitando que o PL volte para a Comissão de Educação e Cultura. Os fantasy games são considerados esportes eletrônicos, jogos de estratégia que não dependem da sorte. A Confederação Brasileira de Voleibol utiliza desse artifício para promoção do esporte.
Não anda bem o clima dentro da Agência Nacional de Transportes Terrestres depois que um apadrinhado do diretor-geral foi cercado pela Polícia Federal. Alguns assessores estão em home office com medo de visita surpresa. Patrulhas da PF descaracterizadas já visitavam esporadicamente o estacionamento da agência há meses, conforme publicamos. Sinal de que a operação de busca e apreensão podem se repetir.
Seis anos após a aprovação da Reforma Trabalhista de 2017, o ex-presidente Michel Temer receberá hoje o Prêmio Liberdade para Trabalhar Nacional. O prêmio será entregue durante o Fórum do Instituto Liberal de São Paulo. Além de Temer, outros políticos da direita brasileira já confirmaram presença no Fórum.
#Escritório /asbz lançou a campanha "NãoFoiSorte"; por um ambiente jurídico transformador. #Pesquisa da Repom mostra que antecipação de frete cresce 27,7% entre caminhoneiros e empresas de transporte. #Ministério da Saúde vai investir R$ 180 milhões para qualificar atendimento a mulheres e crianças vítimas de violência. #Câmara Dos Deputados aprova reajuste anual da tabela do SUS para os prestadores de serviços. #Cleo Pires lança coleção de roupas em parceria com a SHEIN. #Estudo da LCA revela que 81% dos usuários querem a portabilidade da bandeira do cartão-benefício.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa

TSE manda apagar posts de integrantes do PT que relacionavam Flávio Bolsonaro ao Comando Vermelho

Ou você faz política ou você faz guerra

"Muito volátil", diz Trump; eleição no Brasil seria seu próximo grande desafio