Diário de São Paulo
Siga-nos
Colunistas

Grande líder da direita busca abrir novas oportunidades para os operadores do PCC; entenda

Enquanto o Congresso Nacional trabalha no combate ao crime organizado, “ovelhas negras” do Parlamento atuam em prol do crime organizado

Grande líder da direita busca abrir novas oportunidades para os operadores do PCC; entenda - Imagem: reprodução TV Globo
Grande líder da direita busca abrir novas oportunidades para os operadores do PCC; entenda - Imagem: reprodução TV Globo
Leandro Mazzini

por Leandro Mazzini

Publicado em 05/06/2024, às 10h12


Traindo a própria casa

Após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ter pontuado a existência do PCC no mercado de combustíveis, surgiu uma grande mobilização do Congresso Nacional para aprovar medidas que estanquem a lavagem de dinheiro da facção no mercado de combustíveis.

Porém algo chamou atenção dos seus pares: um grande líder da direita vem buscando, nos últimos dias, abrir novas oportunidades para os operadores do PCC em outros Estados, além do paulista. A equação fica assim: enquanto o Congresso Nacional trabalha no combate ao crime organizado, mas algumas “ovelhas negras” dentro do próprio Parlamento atuam em prol do crime organizado.

Vai dar praia?

O presidente Lula da Silva e a esposa Janja já ficaram hospedados numa praia exclusiva de um deputado baiano que pode se beneficiar com a aprovação da PEC da “Privatização das Praias”, a 3/22. O então deputado Ronaldo Carletto votou pela PEC em 2022. E em dezembro do mesmo ano, Lula e Janja passaram uns dias de descanso na casa de praia dos Carletto na Ponta do Camarão, em Caraíva (BA). Lula é contra a PEC.

Os renegados

O gabinete de Tarcísio de Freitas descobriu que o pastor Silas Malafaia fala sozinho nos ataques a ele. Que não tem aval de Jair Bolsonaro nas críticas ao governador paulista – com quem o presidente tem conversado muito bem. Malafaia acusa Tarcísio de torcer pela continuidade da inelegibilidade do ex-presidente. Balela. O pastor virou porta-voz de um grupo de aliados de Bolsonaro que foi escanteado pela administração estadual.

Escola terceirizada

Depois das manifestações e quebra-pau na porta da Assembleia Legislativa do Paraná, a base do governador Ratinho Junior decidiu passar para votação online o projeto de lei que “privatiza” a administração das escolas estaduais (detalhe, a grade curricular continua com o Estado). Resultado: 39 votos a favor, 13 contra – inclusive alguns da base. É assunto para muito debate ainda. E outros Estados querem seguir a linha.

Brasil do leite

O País negociou apenas no 1° trimestre de 2024 mais de 6 bilhões de litros de leite cru - que ainda não passou pelo processo de industrialização. O número é 3,4% maior comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do IBGE. O presidente Lula da Silva sancionou a Lei 14.870/24 que cria o Dia Nacional do Produtor de Leite, para todo dia 12 de julho.

Rifa (Sul)idária

A Associação São Pio de Pietrelcina e a Construtora Jobim se uniram para fazer uma rifa solidária nacional em prol da reconstrução de casas populares em cidades do Rio Grande do Sul. Cada número custa R$ 8 e dois prêmios serão apartamentos em Santa Maria. O sorteio será dia 21 de setembro pela Loteria Federal. Informações adicionais no (55) 99676-0936.

ESPLANADEIRA

#AMCHAM sedia o 3° Congresso Internacional de Relações Governamentais de 6 a 7 de junho, em SP. #Reforma Tributária prevê a cobrança de imposto sobre a herança de previdência privada. # STF decide que abertura de cursos de medicina deve seguir Lei do Mais Médicos. #NICE e Seal Sistemas anunciam parceria para fortalecer CX no setor educacional. # CCBB traz para Brasília a exposição Tesouros Ancestrais do Peru. #PB registra mais de 383 MW de potência na geração própria de energia solar.

Compartilhe  

últimas notícias