Diário de São Paulo
Siga-nos
Colunistas

Decisão de Geraldo Alckmin conota que alguém precisava de emprego em Nova York

Decisão de Geraldo Alckmin conota que alguém precisava de emprego em Nova York
Decisão de Geraldo Alckmin conota que alguém precisava de emprego em Nova York
Leandro Mazzini com Walmor Parente, Carol Purificação e Tom Camilo

por Leandro Mazzini com Walmor Parente, Carol Purificação e Tom Camilo

Publicado em 04/09/2023, às 21h00 - Atualizado em 13/09/2023, às 22h19


Reforma de cultura

Um dos especialistas contra comércio ilegal e pirataria, o senador Efraim Filho (União-PB) cita a colegas a informalidade como um dos desafios da Reforma Tributária, para além do trato político. De como a sociedade fecha os olhos para algo que acontece todos os dias, o paradoxo do comércio nas ruas: uma loja emprega, vende produtos originais e paga impostos, enquanto na sua porta há um ambulante informal que vende o mesmo produto pirateado e ou contrabandeado, a preço mais acessível, sem pagar impostos. “A nossa Reforma Tributária é uma reforma de cultura, e mudar a cultura é muito mais difícil que mudar a lei”, argumenta o senador.

Metiê

O BNDES ainda deve ao Governo Federal cerca de R$ 70 bilhões. O presidente do banco de fomento, Aloizio Mercadante, quer logo acertar isso. Deixou claro o porquê a um metiê de investidores: “O papel do BNDES não é financiar o Estado e sim a indústria”. O banco acaba de lançar linha de crédito em dólar para atrair mais investimentos do exterior.

Extorsão

Já passou da hora, mas o debate ainda emperra. O senador Ângelo Coronel (PSD-BA) iniciou articulação para que o Congresso Nacional aprove uma lei para tipificar no Código Penal o crime de extorsão digital. Casos diferentes, e mais ousados, pipocam diariamente em delegacias do Brasil.

Emprego?

Decisão do ministro da Indústria & Comércio, Geraldo Alckmin, conota que alguém precisava de emprego em Nova York. Criou o Escritório Financeiro na cidade, para “controle da execução orçamentária e da gestão patrimonial” e “prestação de contas das unidades no exterior”. O que já era exercido pela secretaria de finanças em Brasília.

Escrito

Quando deputado de baixo clero – até poucos anos atrás – Jair Bolsonaro recorria ao então presidente do PP, Francisco Dornelles, para ter suas emendas individuais e de bancada empenhadas. O veterano telefonava para os ministérios e para o Palácio e dizia: “Onde está escrito Jair, leia-se Francisco”. Foi assim por muitos anos.

Taxada

De um especialista que transita todo dia nas associações de um setor acostumado a lucrar muito alto de anos para cá: a turma do agronegócio, que será taxada em até 25%, começará a sonegar. Fala em especial de pequenos e médios produtores.

ESPLANADEIRA

#Syngenta Seeds em Formosa (GO) instala nova torre para ampliar capacidade de estoque em 30%. #Ministério da Saúde vai mapear população em risco de insegurança alimentar. # Dados do Serasa Experian revela que Sudeste sofreu 2 milhões de tentativas de fraude no primeiro semestre. #Pesquisa da STN mostra que fila para transplante de córnea no Brasil pode chegar a mais de 1 ano. #Rede de
brechós Peça Rara entrega no DF 1º espaço social 100% construído com doações de seu instituto. #Cirurgião do Hospital Alemão Oswaldo Cruz é eleito presidente
mundial da IFSO.

Compartilhe  

últimas notícias