Diário de São Paulo
Siga-nos
Colunistas

A PF está no rastro de um suposto tráfico internacional de urânio envolvendo um órgão oficial do Governo

A PF está no rastro de um suposto tráfico internacional de urânio envolvendo um órgão oficial do Governo
A PF está no rastro de um suposto tráfico internacional de urânio envolvendo um órgão oficial do Governo
Leandro Mazzini com Walmor Parente, Carol Purificação e Tom Camilo

por Leandro Mazzini com Walmor Parente, Carol Purificação e Tom Camilo

Publicado em 28/08/2023, às 22h16 - Atualizado em 30/08/2023, às 22h16


Joalheiros de Miami

A situação dos Mauros Cid – pai e filho – pode se complicar nas próximas semanas com o direcionamento que a Polícia Federal já realiza, na investigação, sobre a passagem do general Mauro Lourena Cid pelo escritório da Agência de Exportação Brasileira (APEX) em Miami (Flórida). O Tribunal de Contas da União já abrira investigação havia dois meses para passar uma lupa na gestão do general no escritório norte-americano, onde tinha salário de quase US$ 10 mil.

Cid pai reinava por lá – e a PF agora apura se a APEX foi entreposto para a negociação das joias presenteadas por chefes de Estado a Jair Bolsonaro, e negociadas por Cid filho. Existe um claro caminho traçado por Miami para essas joias. Os investigadores querem saber qual o papel de Cid pai na APEX e se há vestígios da trama rocambolesca de Bolsonaro.

Rota das urnas

A partir de documentos recolhidos na casa do coordenador de Inteligência e Contrainteligência da ANTT, a Polícia Federal conseguiu confirmar que o servidor cumpria ordens do diretor-geral, Rafael Vitale, que o recrutou. A PF quer saber, agora, até que ponto a direção-geral da ANTT esteve envolvida no escândalo da interferência das eleições de 2022.

Urânio

A PF está no rastro de um suposto tráfico internacional de urânio envolvendo um órgão oficial do Governo. O caso, que já era investigado há meses, ganhou contornos diplomáticos e acompanhamento de autoridades internacionais com extravio de 8 gramas de urânio enriquecido em duas ampolas, de dentro das Indústrias Nucleares do Brasil, em Resende.

Abaixo de zero

O Brasil estreou no Surfe e Skate com medalhas nos Jogos de Tóquio, mas o Ministério do Esporte quer mesmo é investir na turma do gelo, com vistas às Olimpíadas de Inverno. A despeito de o Surfe ser agraciado com 28 bolsas para atletas, nenhuma foi para a modalidade sobre rodas. O Governo aprovou 24 bolsas para atletas de Curling (hein!?). Outras seis bolsas para o Bobsled; 30 para Hockey no Gelo.

Jader & Renan 3.0

O retorno de Lula ao poder ressuscitou dois caciques que voltam mais poderosos em Brasília: Jader Barbalho e Renan Calheiros. Ambos senadores, assistem a desenvoltura dos herdeiros Helder (governador) e Jader (ministro); e Renan (ministro).

Caserna

Com grandes empreiteiras respirando por aparelhos após a Lava Jato, o Governo admite manter o Exército como executor de obras de infraestrutura. General Rogério Cetrim é hoje o responsável pelo EB.

ESPLANADEIRA

#Instituto Éden recebeu ação voluntária da Vivo na sexta-feira (25). #Levantamento do Observatório do Racismo mostra que casos de racismo nos torneios da Conmebol aumentaram 50% em relação a 2022. #Zoho abre inscrições para programa "Zoho for Startups Brasil". #Hospital Alemão Oswaldo Cruz abre inscrição para Programa de Voluntariado. #Expoflora, de Holambra, acontece em SP até o dia 24 de setembro. #RecargaPay e MetrôRio lançam venda de passagens por QR Code.

Compartilhe  

últimas notícias