Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo vira sobre o Grêmio, coloca fim a jejum e mantém vivo sonho do título

O São Paulo colocou fim a um jejum de quase dois meses sem vitória em grande estilo. Na noite deste domingo, em Porto Alegre, o time paulista venceu o Grêmio

São Paulo
São Paulo

Redação Publicado em 15/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h39


Essa é a primeira vitória do time paulista em 2021; gaúchos perdem chance de colar no G-4

A primeira em 2021

O São Paulo colocou fim a um jejum de quase dois meses sem vitória em grande estilo. Na noite deste domingo, em Porto Alegre, o time paulista venceu o Grêmio por 2 a 1, de virada, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro – Diego Souza abriu o placar, mas Tchê Tchê e Luciano fizeram os gols da vitória são-paulina. O resultado recoloca a equipe do Morumbi no trilho das vitórias depois de sete partidas – ainda não tinha ganhado em 2021. De quebra, o São Paulo, acredite, segue com chances de título (precisa vencer os três jogos que faltam, torcer por empate entre Flamengo e Inter e por derrota do Colorado na última rodada). O Grêmio, por sua vez, desperdiçou a chance de colar no G-4. O time de Renato Gaúcho chegou fez um primeiro tempo eficaz, mas foi dominado pelo rival na etapa final.

Melhores momentos: Grêmio 1 x 2 São Paulo pela 36ª rodada do Brasileirão 2020

Melhores momentos: Grêmio 1 x 2 São Paulo pela 36ª rodada do Brasileirão 2020

Como fica

A vitória leva o São Paulo a 62 pontos, mantendo a quarta colocação. O time paulista tem a mesma pontuação do Atlético-MG, terceiro, mas tem uma vitória a menos (o Inter lidera com 69, seguido pelo Flamengo, com 68). Com 56 pontos, o Grêmio aparece na sétima posição.

Primeiro tempo

A iniciativa de propor o jogo foi do São Paulo. Logo com um minuto, Tchê Tchê tocou para Luan, que bateu colocado, de fora da área, e assustou Vanderlei. Pouco depois, Luciano também arriscou e mandou por cima do gol. Apesar das chances criadas pelo time visitante, o Grêmio, com bom toque de bola, controlou o jogo. Levou outro susto, sim, em falta batida por Daniel Alves e espalmada por Vanderlei. Aos poucos, as oportunidades também aparecerem para a equipe gaúcha. Aos 23, Diego Souza bateu de primeira, e Volpi fez boa defesa. Do outro lado, o chute fraco de Vitor Bueno, em ótima chance para o São Paulo, facilitou para Vanderlei. E logo na sequência, aos 32, após Arboleda afastar mal a bola, Diego Souza mostrou como um oportunista tem de fazer. O chute forte abriu o placar para os donos da casa. Sem objetividade, o São Paulo ainda tentou buscar o empate, mas faltou criatividade. Melhor para o Grêmio, que fez um primeiro tempo bem mais eficaz do que o adversário.

Diego Souza comemora o gol do Grêmio

Diego Souza comemora o gol do Grêmio (Foto: Eduardo Moura/ge.globo)

Segundo tempo

Na etapa final, o jogo começou amarrado, com o Grêmio bem recuado, dando o campo para o São Paulo, que, com muita dificuldade, não encontrava os espaços para conseguir finalizar. Até que, aos 17, Tchê Tchê aproveitou sobra e bateu colocado para empatar o jogo em Porto Alegre. O empate animou o São Paulo e abateu o Grêmio. Aos 22 minutos, depois de boa reposição de bola de Tiago Volpi, Luciano fez ótima jogada individual e bateu forte. A bola desviou em Paulo Miranda e enganou o goleiro Vanderlei. Virada do São Paulo. Depois do segundo gol, o time paulista diminuiu um pouco o ritmo. Mas o Grêmio, apesar das alterações, não conseguiu chegar com perigo. Aos poucos, então, o São Paulo retomou o controle do jogo e chegou com perigo em dois chutes de Daniel Alves, um na trave e outro que passou perto. Aos 44, o Grêmio teve ótima chance em cobrança de falta, mas Diego Souza mandou na barreira. Nervoso na reta final, o time gaúcho ainda perdeu Pinares, que levou dois cartões amarelos seguidos e foi expulso.

Jogadores do São Paulo comemoram o gol de Luciano

Jogadores do São Paulo comemoram o gol de Luciano (Foto: Eduardo Moura)

Atuações do Grêmio

Pepê e Daniel Alves em Grêmio x São Paulo

Pepê e Daniel Alves em Grêmio x São Paulo (Foto: RAUL PEREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Atuações do São Paulo

Tchê Tchê comemora o gol do São Paulo

Tchê Tchê comemora o gol do São Paulo (Foto: Eduardo Moura)

Próximos jogos

O São Paulo volta a campo na sexta-feira, dia 19, para encarar o rival Palmeiras, no Morumbi, em jogo atrasado da 34ª rodada. Pela 37ª rodada, o time joga no dia 22, uma segunda-feira, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. O Grêmio, por sua vez, tem compromisso no domingo, dia 21, às 18h15, contra o Athletico, em Porto Alegre.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias