Diário de São Paulo
Siga-nos

Punido por troca de motor, Hamilton lidera primeiro treino na Turquia

A sexta-feira que abre o GP da Turquia foi de notícia boa e ruim para Lewis Hamilton. Boa porque o britânico liderou o primeiro treino livre e fez a melhor

Punido por troca de motor, Hamilton lidera primeiro treino na Turquia
Punido por troca de motor, Hamilton lidera primeiro treino na Turquia

Redação Publicado em 08/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h20


Mercedes revela que trocará motor a combustão da Mercedes de britânico, que perderá 10 posições no grid de largada em Istambul; Verstappen é segundo, com Leclerc em terceiro

A sexta-feira que abre o GP da Turquia foi de notícia boa e ruim para Lewis Hamilton. Boa porque o britânico liderou o primeiro treino livre e fez a melhor volta da história da pista. Porém, apesar do bom desempenho, o piloto perderá 10 posições no grid de largada após a Mercedes anunciar que trocou o motor a combustão do carro 44 em Istambul.

Lewis Hamilton, da Mercedes, no GP da Turquia de 2021 — Foto: Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Lewis Hamilton, da Mercedes, no GP da Turquia de 2021 — Foto: Clive Mason – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

De volta à pista, Hamilton bateu o recorde extraoficial do circuito ao anotar 1m24s178, superando a marca de 2005, ano do primeiro GP, que era de 1m24s710 e pertencia a Juan Pablo Montoya.

Max Verstappen foi o segundo mais veloz, seguido por Charles Leclerc, com o motor atualizado da Ferrari (desde o GP da Rússia). O tempo de ambos também foi melhor que a antiga melhor volta. Valtteri Bottas ficou no quarto lugar. Carlos Sainz, que recebe o novo motor nessa corrida, e por isso larga do fim do grid, completou o top 5 no primeiro treino livre.

Resultado do primeiro treino livre para o GP da Turquia — Foto: Reprodução

Resultado do primeiro treino livre para o GP da Turquia — Foto: Reprodução

Sessão sem incidentes e com asfalto melhor que 2020

A sessão que abriu o fim de semana em Istambul transcorreu praticamente sem incidentes – a não ser pelo passeio de Esteban Ocon fora do traçado. O asfalto mais abrasivo pode ter contribuído para isso, já que no ano passado, recém-recapeada, a pista parecia um ringue de patinação. Já no início do treino de hoje, os pilotos afirmaram que a aderência estava melhor do que no ano passado.

Oh abre alas

O destaque da manhã foi a estreia da pintura exclusiva da RBR em homenagem à Honda, que deixa a F1 em 2021. Os carros de Max Verstappen e Sergio Pérez foram pintados de branco para essa etapa (inspirados no primeiro carro da Honda a vencer um GP), que originalmente seria realizada no Japão, ante do cancelamento provocado pela pandemia de Covid-19.

Os pilotos retornam à pista de Istambul logo mais, às 9h, para o segundo treino livre do GP da Turquia.

Arte horários GP da Turquia — Foto: Infoesporte

Arte horários GP da Turquia — Foto: Infoesporte

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias