Leão garante vaga antecipada no mata-mata da Libertadores em campanha histórica

Julio Cezar Souza Publicado em 20/05/2026, às 05h00 - Atualizado às 07h56
O Mirassol alcançou um feito inédito na noite desta terça-feira (19) ao garantir classificação antecipada para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. Em sua primeira participação no torneio, o clube paulista venceu o Always Ready por 2 a 1, no estádio Tigo La Huerta, em Assunção, no Paraguai, pela quinta rodada da fase de grupos.
Com o resultado, o Leão chegou aos 12 pontos no Grupo G e assegurou presença no mata-mata com uma rodada de antecedência. A equipe abriu seis pontos de vantagem sobre Lanús e LDU, que ainda se enfrentam pela rodada.
A partida foi disputada em território paraguaio e com portões fechados por questões de segurança. A crise política e socioeconômica enfrentada pela Bolívia impediu a realização do confronto em El Alto, cidade onde o Always Ready costuma mandar seus jogos.
Mesmo utilizando uma formação alternativa por conta da disputa simultânea contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Mirassol começou melhor. O meia Shaylon comandou as principais ações ofensivas no início da partida. Após assustar em finalização de fora da área, ele abriu o placar aos 10 minutos ao completar cruzamento rasteiro de Carlos Eduardo.
A equipe paulista quase ampliou pouco depois, quando Alesson apareceu livre na pequena área, mas parou em grande defesa do goleiro Baroja.
Ainda no primeiro tempo, os dois times tiveram gols anulados por impedimento. Primeiro foi Alesson, após irregularidade de Igor Cariús. Em seguida, Maraude teve o empate invalidado pelo lado boliviano.
A etapa final ficou mais truncada e marcada por entradas fortes e cartões amarelos. O Always Ready passou a pressionar e chegou ao empate aos 29 minutos, quando Maraude aproveitou assistência de Triverio e contou com falha do goleiro Alex Muralha para marcar.
A resposta do Mirassol veio rapidamente. Aos 36 minutos, Nathan Fogaça, que havia acabado de entrar em campo, aproveitou sobra dentro da área após tentativa de Alesson e garantiu a vitória auriverde.
Nos acréscimos, o lateral Vitor Luis ainda foi expulso, deixando a equipe brasileira com um jogador a menos até o apito final.
Classificado às oitavas, o Mirassol encerra sua participação na fase de grupos na próxima terça-feira (26), diante do Lanús, em La Fortaleza, na Argentina. Já o Always Ready enfrenta a LDU, em Quito.
Antes disso, o clube paulista volta as atenções para o Brasileirão. O time recebe o Fluminense no sábado (23), no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol. Atualmente, a equipe ocupa a 19ª colocação da Série A, com 13 pontos conquistados em 15 partidas.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação

CPTM amplia pagamento de bilhetes via Pix para todas as estações do sistema