Diário de São Paulo
Siga-nos

Japão anuncia dupla como porta-bandeira para a abertura das Olimpíadas

A 18 dias para o início das Olimpíadas de Tóquio, o Comitê Olímpico do Japão anunciou nesta segunda-feira uma dupla como porta-bandeira para a Cerimônia de

JAPÃO
JAPÃO

Redação Publicado em 05/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h41


País-sede dos Jogos de Tóquio vai ter bandeira carregada pelo jogador da NBA Rui Hachimura e pela lutadora de wrestling Yui Susaki

A 18 dias para o início das Olimpíadas de Tóquio, o Comitê Olímpico do Japão anunciou nesta segunda-feira uma dupla como porta-bandeira para a Cerimônia de Abertura. O jogador de basquete da NBA Rui Hachimura e a lutadora de wrestling Yui Susaki vão puxar a delegação do país-sede no desfile que abre os Jogos no dia 23 de julho.

É a primeira vez na história que alguns países vão optar por dividir a honraria de ser porta-bandeira, uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) para promover a igualdade de gênero entre homens e mulheres.

Hachimura foi o primeiro japonês a ser escolhido na primeira rodada do Draft da NBA, em 2019. Aos 23 anos, ele tem duas temporadas à frente do Washington Wizards, com média de 13,7 pontos por partida.

– As Olimpíadas de Tóquio são o palco com que sempre sonhei. Estou muito honrado por ter um papel tão importante. Saúde e segurança são nossas prioridades agora, mas espero que muitas pessoas, incluindo crianças em todo o Japão, aproveitem esta oportunidade para assistir ao desempenho meu e de meus companheiros de equipe durante os Jogos Olímpicos – disse Hachimura.

Yui Susaki conquistou o ouro nos Mundiais de wrestling de 2017 (categoria até 48kg) e de 2018 (até 50kg). Aos 22 anos, ela é uma das favoritas da categoria até 50kg nos Jogos.

– Quando eu era criança, ansiava pelas Olimpíadas depois de assistir Saori Yoshida (japonesa tricampeã olímpica de wrestling). Em 2013, quando deixei minha família e entrei para o programa para atletas promissores do Japão, sempre quis ganhar uma medalha de ouro. Estou grata por poder estar no palco olímpico nessas circunstâncias e farei o meu melhor para cumprir o papel que me foi dado – disse Susaki.

Yui Susaki vai ser porta-bandeira do Japão nas Olimpíadas — Foto: UWW/MB Media/Getty Images

Yui Susaki vai ser porta-bandeira do Japão nas Olimpíadas — Foto: UWW/MB Media/Getty Images

Muitos países já anunciaram uma dupla de porta-bandeiras para a abertura das Olimpíadas. A Espanha, por exemplo, escolheu a nadadora Mireia Belmonte e o canoísta Saúl Craviotto. O Brasil ainda vai anunciar quem vai conduzir a bandeira do país no dia 23 de julho.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe