Diário de São Paulo
Siga-nos

GP do Azerbaijão: Leclerc fatura pole em sessão marcada por batidas

Em uma classificação movimentada neste sábado no GP do Azerbaijão, foi Charles Leclerc, da Ferrari, quem levou a melhor, garantindo com a marca de 1m41s218

GP
GP

Redação Publicado em 05/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h08


Monegasco superou Hamilton e Verstappen para garantir segunda pole de 2021; Tsunoda, Sainz, Stroll, Giovinazzi e Ricciardo protagonizaram os incidentes da classificação

Em uma classificação movimentada neste sábado no GP do Azerbaijão, foi Charles Leclerc, da Ferrari, quem levou a melhor, garantindo com a marca de 1m41s218 sua segunda pole position de 2021 – a primeira em Mônaco. A sessão, que chegou a ser interrompida três vezes com as batidas de Lance Stroll, Antonio Giovinazzi e Daniel Ricciardo, esquentou nos últimos dois minutos até Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, acionar a bandeira vermelha que encerrou o classificatório precocemente. Companheiro de Leclerc, Carlos Sainz também bateu no final, mas garantiu a quinta colocação.

Sem tempo para novas tentativas, Lewis Hamilton, da Mercedes, completa a primeira fila do grid de largada, anotando 1m41s450. Max Verstappen, da RBR, foi o terceiro colocado a 0s3 do monegasco e largará ao lado de Pierre Gasly, da AlphaTauri, líder do último treino livre em Baku.

A largada do GP do Azerbaijão, em Baku, será às 9h deste domingo, no horário de Brasília. O ge acompanha a etapa em tempo real.

Lando Norris, sexto colocado, será investigado por desrepeitar uma das bandeiras vermelhas da sessão. Sergio Pérez, colega de Verstappen na RBR, classificou-se em sétimo lugar à frente de Tsunoda, que apesar da batida, manteve a oitava colocação seguido por Fernando Alonso, da Alpine – em seu melhor sábado até agora. Em um dia discreto, Valtteri Bottas, colega de Hamilton na Mercedes, completou as dez primeiras posições.

Charles Leclerc cumprimenta Max Verstappen, que larga em terceiro no GP do Azerbaijão — Foto: Maxim Shemetov - Pool/Getty Images

Charles Leclerc cumprimenta Max Verstappen, que larga em terceiro no GP do Azerbaijão — Foto: Maxim Shemetov – Pool/Getty Images

Classificação completa

Resultado completo da classificação do GP do Azerbaijão  — Foto: F1

Resultado completo da classificação do GP do Azerbaijão — Foto: F1

Os três primeiros

LECLERC: “Acho que foi uma ******* de uma volta! Não esperava ser tão competitivo como estamos hoje, pensei que estava melhorando, antes da bandeira vermelha – mas estou feliz mesmo assim!”.

HAMILTON: “Definitivamente não esperávamos isso. Estou muito orgulhoso de todos. É um grande, um ótimo começo. Este é um grande salto, graças a uma grande equipe”.

VERSTAPPEN: “Foi apenas uma qualificação estúpida, para ser honesto, mas é o que é. Esse é um circuito de rua, então essas coisas podem acontecer. Nosso carro é forte, então espero que amanhã possamos marcar bons pontos”.

Q1 – 18 minutos e cinco eliminados

Lance Stroll deixa carro da Aston Martin após bater no Q1 na classificação do GP do Azerbaijão F1 2021 — Foto: F1

Lance Stroll deixa carro da Aston Martin após bater no Q1 na classificação do GP do Azerbaijão F1 2021 — Foto: F1

Algoz de Charles Leclerc no segundo treino livre, na sexta-feira, e de Max Verstappen no último treino, neste sábado, a curva 15 fez outras duas “vítimas” nos dez primeiros minutos do Q1: Lance Stroll, que bateu no primeiro minuto do classificatório, e Antonio Giovinazzi. Por outro lado, a bandeira vermelha deu mais tempo para os mecânicos da Williams trocarem o motor de George Russell por conta de uma falha na bomba d’água.

Q1. — Foto: Q1.

Q1. — Foto: Q1.

Entre as duas bandeiras vermelhas, Max Verstappen havia estabelecido a lidernça provisória com 1m41s760, mas no minuto final, Lewis Hamilton superou a marca do rival no último setor e pulou pra ponta marcando 1m41s545, 0s2 mais rápido. Russell garantiu sua sexta participação no Q2 em 2021 recebendo a bandeirada em 13º, jogando o companheiro Nicholas Latifi para a zona de eliminação.

Eliminados

16º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
17º MICK SCHUMACHER (HAAS)
18º NIKITA MAZEPIN (HAAS)
19º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
20º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)

Q2 – 15 minutos e cinco eliminados

Max Verstappen, da RBR, foi o mais rápido do Q@ na classificação do GP do Azerbaijão  — Foto: Clive Rose/Getty Images

Max Verstappen, da RBR, foi o mais rápido do Q@ na classificação do GP do Azerbaijão — Foto: Clive Rose/Getty Images

Na saída para a pista, Sebastian Vettel entrou no caminho de Sergio Pérez, que esbravejou no rádio com o engenheiro da RBR. O mexicano conseguiu superar a marca de Hamilton e pulou para a ponta, anotando 1m41s630 até Verstappen, que se sobressaiu no setor 2 da pista, reassumiu a liderança a 0s005 do colega de equipe e 0s009 de Hamilton.

Q2. — Foto: Q2.

Q2. — Foto: Q2.

Nos últimos minutos, o novato Yuki Tsunoda surpreendeu e surgiu em quarto lugar, com 1m41s654, empurrando Vettel para a zona de eliminação em 11º e garantindo as duas AlphaTauris no Q3 – com Pierre Gasly em oitavo. A sessão foi interrompida precocemente quando Daniel Ricciardo, que vinha em 13º, bateu na curva 3. Fernando Alonso ficou com a última vaga para a fase final da classificação, em décimo.

Eliminados

11º SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)
12º ESTEBAN OCON (ALPINE)
13º DANIEL RICCIARDO (MCLAREN)
14º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
15º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)

Q3 – dez minutos e disputa pela pole

Q3. — Foto: Q3.

Q3. — Foto: Q3.

Com os melhores segundo e terceiro setores, Charles Leclerc assumiu a pole position provisória marcando 1m41s218, seguido por Verstappen e Sainz. Hamilton melhorou a própria marca na última parte da pista, mas subiu apenas para a segunda colocação, a 0s2 do monegasco enquanto Gasly pulou para a quarta posição, 0s3 atrás de Leclerc. Nos segundos finais, porém, Tsunoda e Sainz bateram na curva 3, o que fez com que a sessão fosse encerrada com a bandeira vermelha que garantiu o posto de Leclerc.

Arte Horários GP do Azerbaijão — Foto: Infoesporte

Arte Horários GP do Azerbaijão — Foto: Infoesporte

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias