Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo japonês estende estado de emergência até 20 de junho

O governo do Japão estendeu, nesta sexta-feira, o estado de emergência em Tóquio e outras regiões do país por conta da pandemia do novo coronavírus. Apesar da

GOVERNO
GOVERNO

Redação Publicado em 28/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h13


A abertura das Olimpíadas de Tóquio está prevista para o dia 23 de julho

O governo do Japão estendeu, nesta sexta-feira, o estado de emergência em Tóquio e outras regiões do país por conta da pandemia do novo coronavírus. Apesar da recente queda no número de novas infecções, a cidade sede das Olimpíadas seguirá em alerta até, pelo menos, 20 de junho, quando faltará pouco mais de um mês para a cerimônia de abertura.

– O número de casos baixou neste mês, mas a situação continua sendo incerta. Em Tóquio e Osaka, o número de novas infecções continua sendo elevado – declarou o primeiro-ministro Yoshihide Suga, ao anunciar a decisão.

Restrições com restaurantes, assim como um limite de participação em eventos esportivos e shows permanecerá em vigor nas áreas. Na última semana, a cidade de Tóquio tem uma média de 500 novas infecções e seis mortes por dia.

Faltando menos de dois meses para o início dos Jogos, Comitês Olímpico e Internacional reiteram quase que diariamente, por meio de entrevistas, que o evento está sim confirmado. O governo japonês segue a mesma linha, mesmo com pesquisas mostrando que a população está contra a realização das Olimpíadas em Tóquio e alguns movimentos de médicos alertando sobre o perigo do evento durante a pandemia.

O Japão, que está em estado de emergência decretado em várias regiões por conta do aumento recente de casos de Covid-19, está começando a ver os números diminuírem. A média diária que, no início de mês era de 6.500 casos, agora está um pouco acima de quatro mil.

Menos de 6% da população japonesa tomou a primeira dose da vacina, o menor número entre os países ricos do mundo. Segundo o plano atual do governo, cerca de 30% da população estará vacinada até o final de julho.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias