Diário de São Paulo
Siga-nos

Conselheiros vão à Justiça para barrar reunião que vota alterações no estatuto do São Paulo

Um grupo de conselheiros de oposição foi à Justiça para tentar suspender a realização da reunião do Conselho Deliberativo do São Paulo, marcada para

Conselheiros vão à Justiça para barrar reunião que vota alterações no estatuto do São Paulo
Conselheiros vão à Justiça para barrar reunião que vota alterações no estatuto do São Paulo

Redação Publicado em 13/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h28


Ação alega que mudanças visam perpetuar grupo político no poder; clube nega irregularidades

Um grupo de conselheiros de oposição foi à Justiça para tentar suspender a realização da reunião do Conselho Deliberativo do São Paulo, marcada para quinta-feira, que irá votar uma proposta de mudanças no atual estatuto do clube.

A ação cita supostas irregularidades na convocação e afirma que as alterações pretendem perpetuar o atual grupo político no poder do clube.

As propostas incluem a possibilidade de reeleição para o presidente, que atualmente cumpre mandato de três anos, a ampliação do mandato dos conselheiros de três para seis anos, a diminuição do número de conselheiros de 260 para 200 (sendo 120 vitalícios e 80 eleitos).

O São Paulo se manifestou nos autos do processo e afirmou que o grupo responsável pela ação distorce fatos e que o processo de reforma do estatuto é idôneo. O clube também reforça que a reunião do Conselho não altera o documento, missão que caberá à Assembleia de Sócios após análise e encaminhamento das propostas pelo conselheiros.

Os opositores pedem que seja concedida uma liminar para suspender a reunião, mas o caso ainda não foi analisado pelo juiz responsável.

A reunião, que antes seria realizada de forma híbrida, foi alterada para ser feita de maneira virtual. Opositores dizem que a mudança se deu após a convocação de protestos por torcedores, enquanto o clube diz se tratar de uma medida de atenção sanitária para evitar aglomerações.

Votação do Conselho será online — Foto: Marcos Ribolli

Votação do Conselho será online — Foto: Marcos Ribolli

As alterações no estatuto do São Paulo movimentam os bastidores desde novembro. A princípio, a votação ocorreria no dia 18, ainda com o Brasileirão em andamento. Diante da situação do time, que brigou para não cair, a reunião foi alterada para 16 de dezembro.

Ainda em novembro, o conselheiro vitalício Pedro Baggio cobrou o fim da confidencialidade nas alterações a serem discutidas no estatuto, que aparecera na primeira convocação aos membros.

Bastam 131 votos, um a mais do que a metade dos 260 conselheiros, para as alterações serem encaminhadas para decisão da Assembleia de Sócios.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias