Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasil tem mau dia no Mundial de Piscina Curta e segue sem medalhas

Definitivamente, não foi um bom dia para a natação brasileira no Mundial de Piscina Curta. Nas águas de Abu Dhabi, o Brasil, que tinha expectativa de

Brasil tem mau dia no Mundial de Piscina Curta e segue sem medalhas
Brasil tem mau dia no Mundial de Piscina Curta e segue sem medalhas

Redação Publicado em 18/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h42


Caio Pumputis é oitavo nos 200 metros peito e sofre com falta de descanso nas semifinais dos 100 metros medley. Brasileiros perdem chance de chegar em mais finais

Definitivamente, não foi um bom dia para a natação brasileira no Mundial de Piscina Curta. Nas águas de Abu Dhabi, o Brasil, que tinha expectativa de conseguir algumas vagas nas finais de domingo, acabou saindo de mãos vazias. Tanto nos 100 metros medley, quanto nos 50 metros costas, a delegação tinha dois atletas com chances de ir para a briga por medalhas. Mas nenhum deles conseguiu.

Apesar dos resultados ruins deste sábado, o Brasil ainda pode ter representantes em duas finais neste domingo. Nathalia Almeida e Gabrielle Roncatto disputam as eliminatórias dos 400 metros livre na madrugada brasileira, assim como o revezamento 4 x 200 metros livre. Caso os brasileiros fiquem entre os oito melhores, disputam medalhas a partir das 11h. Esperança de medalha nos Emirados, Nicholas Santos disputa eliminatórias dos 50 metros borboleta. O sportv3 transmite as provas ao vivo.

Caio Pumputis ficou em oitavo nos 200 metros peito — Foto: Clive Rose / Getty images

Caio Pumputis ficou em oitavo nos 200 metros peito — Foto: Clive Rose / Getty images

Único brasileiro presente nas finais deste sábado, Caio Pumputis ficou em oitavo nos 200 metros peito. Apesar de não ter feito seu melhor tempo e ter ficado longe do pódio, o nadador pode sair da piscina feliz por ter atingido a final. O problema é que teve pouco mais de dez minutos de descanso para as semifinais dos 100 metros medley e isso acabou custando a vaga em mais uma decisão.

Caio Pumputis fala sobre a participação em duas provas em 12 minutos

Confira como foi prova a prova dos brasileiros:

200m peito
Caio Pumputis largou forte (teve o melhor tempo de reação) e fez bastante força no início para tentar acompanhar os favoritos. Mas acabou cansando e fechou em oitavo com o tempo de 2m06s29. O americano Nick Fink foi o campeão com 2m02s28

Leonardo Santos fala sobre a participação nos 100m medley no Mundial de Piscina Curta

100m medley – semifinais
Pouco mais de 10 minutos depois de sair da piscina da final dos 200 metros peito, Caio Pumputis já estava no bloco de novo para disputar as semifinais dos 100 metros medley. A falta de descanso claramente pesou. O brasileiro entrou com o melhor tempo do balizamento, mas acabou em oitavo, com 52s65, quase um segundo acima do que tinha feito nas eliminatórias. Na segunda semifinal, Leonardo Santos terminou em sexto, com 52s45, e também ficou fora da final, com a décima segunda marca no geral (Caio foi 14 º). Nic Fink, que venceu os 200 metros peito, também sentiu o cansaço e fez o pior tempo entre os 16 semifinalistas.

50m costas – semifinais
Na primeira semifinal, Gabriel Fantoni fez uma largada ruim e precisou correr atrás a prova toda. Ele até conseguiu chegar mais junto, mas não o suficiente para brigar por vaga na final. Com 23s37 acabou em oitavo. Guilherme Guido nadou na segunda semifinal e terminou em quinto com 23s51, também fora da final.

Guilherme Guido fica em 5° na semifinal 2 dos 50m costas

Confira o calendário deste domingo:

2h30 – eliminatórias
4x 50m livre Masculino
50m costas Feminino
50m borboleta Masculino (NICHOLAS SANTOS)
400m livre Feminino (NATHALIA ALMEIDA E GABRIELLE RONCATTO)
100m peito Feminino (JHENNIFER CONCEIÇÃO)
4x 200m livre Masculino (FERNANDO SCHEFFER, BRENO CORREIA, MURILO SARTORI E KAIQUE ALVES)

11h – Finais/semifinais (transmissão do sportv3)
4x 50m livre Masculino
50m borboleta Feminino
100m medley Masculino
100m medley Feminino
50m borboleta Masculino – semifinais (NICHOLAS SANTOS)
400m livre Feminino (NATHALIA ALMEIDA E GABRIELLE RONCATTO)
50m livre Masculino
50m costas Feminino – semifinais
50m costas Masculino
100m peito Feminino – semifinais
4x 200m livre Masculino (FERNANDO SCHEFFER, BRENO CORREIA, MURILO SARTORI E KAIQUE ALVES)

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias