Diário de São Paulo
Siga-nos

Atletismo anuncia mudanças na regra de invasão de raia

A World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) anunciou uma importante mudança nas regras para as provas de pista. De acordo com matéria publicada

Atletismo anuncia mudanças na regra de invasão de raia
Atletismo anuncia mudanças na regra de invasão de raia

Redação Publicado em 03/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h27


Alterações promovidas pela World Athletics (Federação Internacional) já estão valendo desde a última segunda-feira. Regra flexibiliza algumas transgressões que não eram permitidas

A World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) anunciou uma importante mudança nas regras para as provas de pista. De acordo com matéria publicada no site oficial da entidade na última segunda, já estão valendo as alterações acordadas em março e em julho deste ano. A partir de agora, os atletas podem:

  • Tocar uma vez na a borda ou meio-fio durante uma curva;
  • Dar um passo na linha limite interna ou meio-fio;
Novas regras de invasão de raia já estão valendo — Foto: Reprodução/World Athletics

Novas regras de invasão de raia já estão valendo — Foto: Reprodução/World Athletics

Apesar da flexibilização, a segunda ocorrência nestas novas cláusulas, cometida por atleta individual e integrante da mesma equipe, resultará em desclassificação. Um registro de tais transgressões será levado para etapas posteriores da competição e indicado nas listas de largada e resultados, de forma semelhante aos avisos de cartão amarelo, separados por infrações disciplinares.

Os atletas continuarão a ser desclassificados se forem julgados como tendo pisado totalmente dentro da linha interna ou meio-fio, mesmo que apenas uma vez. Ou se qualquer um dos atos descritos forem julgados como trazendo vantagem ou impedindo outro atleta.

Outras mudanças aprovadas são a entrada das provas de 35 km (rua) e de 35.000 m (pista) de marcha atlética na lista de eventos reconhecidos com recorde mundial masculino e feminino. Já os 30.000m foram excluídos da lista.

As mudanças nas regras estavam na agenda do comitê técnico da World Athletics desde o Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, em janeiro de 2018, em Birmingham, no Reino Unido. Na ocasião, houve 21 desqualificações relacionadas a violações de pista, incluindo quatro em duas corridas, o que aumentou a pressão por alterações.

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias