Diário de São Paulo
Siga-nos
Atenção!

Saraiva demite funcionários das suas últimas 5 lojas

As demissões foram feitas na última quarta-feira (20). A Saraiva segue em recuperação judicial

As demissões foram feitas na última quarta-feira (20). A Saraiva segue em recuperação judicial - Imagem: Reprodução/Instagram @saraivaonline
As demissões foram feitas na última quarta-feira (20). A Saraiva segue em recuperação judicial - Imagem: Reprodução/Instagram @saraivaonline

Ana Rodrigues Publicado em 21/09/2023, às 08h04


Nessa última quarta-feira (20), a livraria Saraiva demitiu os funcionários das suas últimas cinco lojas. 

A empresa dispensou cerca de 150 funcionários que estavam distribuídos entre as áreas administrativas, na sede da empresa e nas cinco lojas físicas, segundo o site PublishNews. A rede já foi a maior do Brasil, com cerca de 100 livrarias. A empresa está em recuperação judicial e deve funcionar, a partir de agora apenas o e-commerce. 

Até essa semana, a Saraiva tinha quatro lojas físicas em São Paulo - na Praça da Sé (que foi a segunda loja inaugurada pela rede, em 1970), no Shopping Aricanduva, Jundiaí e Novo Shopping e também uma loja em Campo Grande (MS). 

A empresa tem uma Assembleia Geral Especial de Preferencialistas (Agesp) agendada para sexta-feira (22), onde uma das discussões previstas é a transformação das ações preferenciais em ações ordinárias. Sendo assim, o controle da empresa, que atualmente é da família Saraiva, poderia ser transferido para os principais acionistas preferenciais, segundo informação do Splash

Em 2018, a Saraiva fez o primeiro fechamento de lojas. Foram 20 lojas, em um mesmo dia em outubro. Após esse caso, a loja ficou com 84 unidades e o site. Um mês depois, ela entrou com pedido de recuperação judicial. A dívida revelada na época era de R$674 milhões. 

Ao longo dos últimos anos, sem conseguir se reerguer, a Saraiva foi fechando ainda mais lojas. Nesta semana, a empresa voltou a ter a atenção do público, quando alguns conselheiros renunciaram e fizeram acusações contra os "controladores" da empresa em carta para Olga Maria Barbosa Saraiva, presidente do Conselho de Administração.

Nesta carta, eles mencionavam, o "pagamento da remuneração da KR Capital". A KR Capital é uma empresa que fez a restruturação operacional da Saraiva em 2021, que atualmente vem trabalhando na renegociação das dívidas e que tem entre seus sócios Marcos Guedes, CEO da Saraiva.

Compartilhe  

últimas notícias