Diário de São Paulo
Siga-nos
Luto

Quem foi Ziraldo, cartunista brasileiro que morreu aos 91 anos?

Ele morreu na tarde do último sábado (6), no Rio de Janeiro

Quem foi Ziraldo, cartunista brasileiro que morreu aos 91 anos? - Imagem: reprodução Instagram
Quem foi Ziraldo, cartunista brasileiro que morreu aos 91 anos? - Imagem: reprodução Instagram

Vitória Tedeschi Publicado em 07/04/2024, às 08h42


Ziraldo, o cartunista, desenhista, escritor e jornalista criador dos clássicos personagens infantis "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê", morreu na tarde do último sábado (6), aos 91 anos.

De acordo com o que foi divulgado pela família do artista, ele morreu dormindo em sua casa na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), onde passou a infância. Mais velho de uma família com sete irmãos, foi batizado a partir da combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo).

De acordo com o Metrópoles, ele mostrou interesse e talento para o desenho ainda muito novo – aos seis anos de idade, teve seu primeiro desenho publicado no jornal A Folha de Minas, em 1939.

Seu maior sucesso foi "O Menino Maluquinho", que além do livro de origem publicado em 1980, rendeu diversas histórias em quadrinhos, animações e até mesmo produções de cinema.

O autor foi responsável por marcar gerações com suas histórias infantis e também um dos criadores do jornal “O Pasquim”, nos anos 1960, um dos principais jornais da época.

Em 1970, inclusive, junto a toda a redação de “O Pasquim”, Ziraldo foi preso, ainda durante o regime militar, após a promulgação do AI-5. O veículo se manifestava como oposição ao governo vigente.

Anos depois, em 2008, Ziraldo e outros jornalistas perseguidos durante o governo militar tiveram seu processo de anistia aprovado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, quando ele foi indenizado em mais de R$ 1 milhão e recebeu uma pensão vitalícia de aproximadamente R$ 4300.

Além disso, o cartunista foi casado com Vilma Gontijo Alves Pinto de 1958 até 2000, ano em que ela sofreu um enfarte enquanto dormia aos 66 anos. Com ela, Ziraldo teve três filhos: Daniela Thomas, Fabrízia Alves Pinto e Antonio Pinto.

Ziraldo casou-se novamente com Márcia Martins da Silva, com quem era casado até os dias de hoje.

Compartilhe  

últimas notícias